Novo Navio É Baptizado Sonangol Kulumbimbi

É com grande honra e prazer que nomeio este navio Sonangol Kulumbimbi e desejo a esta embarcação e à sua tripulação uma navegação feliz e gloriosa“. Com estas palavras deu-se por consumado o batismo do primeiro dos 2 novos petroleiros da tipologia Suezmax, pela sua madrinha Marilina de Carvalho, em cerimónia ocorrida, a 10 de Abril, na cidade sul coreana de Mokpo.

Kulumbimbi, nome do primeiro monumento angolano a ser elevado a património mundial da humanidade, é o 10º navio da frota da Sonangol, cujo o primeiro aço foi cortado a 15 de Julho de 2022, construído à luz dos mais rigorosos critérios de engenharia e sustentabilidade ambiental, e será conduzido por uma frota composta, maioritariamente, por jovens angolanos e quadros da petrolífera nacional.

O Secretário de Estado para os Petróleos e Gás, José Barroso, ao tomar a palavra, manifestou a sua satisfação por este momento que considerou de assinalável relevância. “A construção deste navio petroleiro constitui um marco importante para o sector petrolífero angolano“, referiu, felicitando, seguidamente, a Sonangol pelo trabalho empenhado na concretização deste objectivo. 

Por seu turno, o PCA Gaspar Martins destacou o impacto da nau, ora baptizada, para a actividade da companhia. “Com a entrada em serviço deste navio, a Sonangol passa a dispor de mais um importante activo, resultado do esforço e suor das variadas entidades que intervieram neste projecto que certamente contribuirá significativamente para o reforço da capacidade operacional da empresa, da sua condição financeira, bem como da sua reputação internacional“, salientou.


O presidente da Hyundai Heavy Services, construtora que ganhou o concurso para o fabrico do navio, H. D. Shin, na sua intervenção, agradeceu a confiança depositada na sua organização e reconheceu o abnegado esforço da equipa afecta à missão, distinguindo os seus integrantes com certificados de mérito.

Testemunharam, igualmente, o acto o PCA do IGAPE, Patrício Vilar, o Administrador da ANPG Belarmino Chitangueleca, os Administradores Jorge Vinhas e Kátia Epalanga, os PCEs da UNTS e da UNGER, Luís Manuel e Manuel Barros, respectivamente, o Presidente da Sonangol Marine Services, João Almeida, o Director do projecto, Óscar Muteba, os Directores corporativos da DPCG e DRH, Edson Pongolola e Aurora Cardoso, entre outros quadros seniores das partes envolvidas.