Acordo Com Escola Náutica Portuguesa Vai Permitir Aprimoramento de Qualidades de Quadros do CFMA

O Centro de Formação Marítima de Angola (CFMA) aponta para futuras certificações, na sequência de um processo de aprimoramento do seu nível técnico e académico proporcionado pela Escola Superior Náutica Infante D. Henrique (ENIDH), como resultado de um Memorando de Entendimento assinado entre as duas entidades.

O acordo, celebrado a 19 de Janeiro, no edifício sede da Sonangol, visa a implementação de acções conjuntas no âmbito da formação marítima e portuária, que deverá passar, dentre os aspectos lavrados, pela capacitação dos recursos humanos do Centro de Formação da Sonangol.

O acto que formalizou o convénio, presenciado pelo Secretário de Estado para os Recursos Minerais, Jânio Correia Victor, em representação do Ministro do pelouro, foi rubricado pelos Directores geral e adjunto do Centro de Formação, Wiky Tabita e Leston Maquel respectivamente, e pelo ENIDH,  por Victor Silva João Frade.

O PCA Gaspar Martins realçou, na ocasião, a importância da celebração do acto, frisando que “o acordo irá permitir que o nosso Centro de Formação Marítima possa contar com níveis superiores de preparação técnica e académica, e desta forma atingiremos patamares que nos possam levar à certificação do centro, dos seus actos de formação e permitir, cada vez mais, a sua qualidade que já é de excelência, mas que poderá ser aprimorado“.

Por sua vez, Victor Silva, presidente da ENIDH, referiu que, com a assinatura do memorando, “a escola náutica expressa o compromisso de colaborar com o CFMA num conjunto de objectivos bastante ambiciosos, que passam não só pelas certificações, mas também pela capacitação dos recursos humanos, nomeadamente, ao nível de formadores e docentes, para a criação de uma instituição com corpo docente próprio, permitindo assim levá-lo para frente“.

Em momento antecedente a data da assinatura, as duas delegações intervenientes, com o PCA Gaspar Martins à cabeça, mantiveram um encontro com o Ministro de Recursos Minerais, Petróleo e Gás, Diamantino de Azevedo, que destacou a importância da implementação do Programa de Formação Marítima para a dinamização do Sector e qualificação de quadros nacionais, ao abrigo dos requisitos da Organização Marítima Internacional.

A PCA da Agência Marítima Nacional, Anisabel Veríssimo e Costa, os Administradores Executivos, Kátia Epalanga e Joaquim Fernandes destacaram-se entre as figuras que prestigiaram o acto.