UNTS Participa na Conferência para Auditoria da Organização Marítima Internacional

A Unidade de Negócio de Trading and Shipping (UNTS), participou nos dias 7 e 8 de Julho do corrente ano, na Conferência nacional de preparação para a auditoria da Organização Marítima Internacional (OMI), promovida pela Agência Marítima Nacional (AMN) sob a coordenação do Ministério dos Transportes, uma iniciativa que se insere nos preparativos para a auditoria internacional prevista para final do ano.

Na sessão de abertura, Ricardo D’Abreu, Ministro dos Transportes, destacou “a importância de posicionar Angola no mapa marítimo internacional, com dignidade, responsabilidade e a competência que o país merece”, sublinhando assim o compromisso do executivo com a conformidade internacional e a valorização do sector marítimo nacional.
Representada por quadros séniores do segmento do shipping, com a intervenção de Edmur Costa, Chefe de Departamento de Vetting Marine Assurance da Direcção Técnica, que abordou sobre o “Controlo pelo Estado do Porto, Promoção de uma Cultura Marítima mais Segura”. Em mesa redonda participou Wiky Tabita, Director Geral do CFMA, que retratou  “Desafios da Convenção, Futuro da Formação de Marítimos”, num último momento, esteve o painel com tema “Angola, Brasil, Enquadramento Jurídico Marítimo e Conformidade com os Instrumentos da OMI (Semelhanças e Diferenças)”, com a participação de Mondlane Trindade, Director do Gabinete de Activos Não Operados da SonaGás.
A actividade teve como objectivo reforçar o alinhamento de Angola com os instrumentos da OMI, com especial enfoque na formação e certificação de marítimos (STCW), bem como na protecção ambiental e no controlo pelo estado do porto (PSC). Encerrado com uma apresentação sobre as realizações do Memorando de Entendimento de Abuja (MoU de Abuja), com destaque nos progressos alcançados no âmbito da cooperação regional para a segurança e conformidade marítima. Representando assim um marco importante na preparação de Angola para a auditoria da OMI, reforçando o compromisso nacional com os mais elevados padrões internacionais no domínio marítimo.
O acto reuniu representantes de diversas instituições públicas e privadas ligadas ao sector marítimo, e contou também a presença de distintos membros do executivo, Secretários de Estado, da Defesa Nacional, Pescas, Planeamento, Petróleo e Gás, bem como o vice-governador da província de Benguela para área técnica e de infra-estruturas, a Presidente do Conselho de Administração da AMN, Anisabel Veríssimo e Costa, e colaboradores da unidade de negócio.