A Sonangol assumiu a gestão do Fórum das Petrolíferas Africanas, testemunho recebido da Nigéria, no decurso da 3ª reunião das petrolíferas nacionais dos países membros da Organização Africana dos Produtores de Petróleo (APPO), ocorrida, a 10 de Outubro de 2022, no hotel Intercontinental Luanda.


Durante a actividade, assinalou-se ainda a assinatura do Memorando de Entendimento, para uma parceria global e seguimento do Acordo de Cooperação e Assistência Mútua, entre as empresas petrolíferas nacionais da APPO. Aproveitou-se o momento, igualmente, para a partilha de experiências de cada realidade e a discussão das melhores práticas para a obtenção de financiamento, salientando-se a necessidade da criação de um Banco de Energia Africano, com o suporte do Afreximbank, instituição que apoiará os projectos ligados ao sector de energia e operações de petróleo e gás.

Por fim, os participantes realizaram uma visita ao stand da Sonangol, o que serviu de oportunidade de negócio para explorar as intenções comerciais que o vasto universo da companhia oferece e conhecer a cadeia de valor, produtos e serviços das suas Unidades de Negócio.

Criada em 1987, a APPO, plataforma de cooperação e coordenação de esforços, colaboração, partilha de conhecimentos e competências entre os Países Africanos Produtores de Petróleo, está sob o presídio de Angola, desde Dezembro de 2021, liderada pelo Ministro Diamantino Azevedo.
