Sonangol Apresenta Estratégia de Transição Energética na COP30

A Sonangol integrou a delegação de Angola na 30.ª Conferência das Partes da Convenção Quadro das Nações Unidas sobre as Alterações Climáticas (COP30), ocorrida em Belém, Brasil, de 10 a 21 de Novembro do corrente, onde destacou as suas principais iniciativas relacionadas a sustentabilidade.

 

A empresa esteve representada pela Administradora Kátia Epalanga, acompanhada pela Directora de QSSA, Maria Luísa Van-Dúnem e por uma equipa multidisciplinar de técnicos séniores, representando o País nas sessões de negociações e a empresa em painéis temáticos e reuniões bilaterais com parceiros internacionais.
 

 

Durante o evento, foi apresentada a estratégia de transição energética da Organização, as iniciativas do upstream que concorrem para a redução de emissões, com destaque para a eficiência operacional, e os investimentos em tecnologias de baixo carbono. Foi ainda partilhado o progresso da implementação do projecto Sonangol Carbono Azul, parte do plano ambiental e climático da empresa.
 

 

A Administradora Kátia Epalanga sublinhou a importância do certame como um processo equilibrado para a empresa e para o País, referindo: “A participação de Angola na COP30 é dupla e muito estratégica. Além do nosso stand, onde apresentamos projectos concretos como a descarbonização, a transição justa e o Carbono Azul, estamos também profundamente envolvidos nas negociações internacionais, através dos grupos LDCs, G77+China e AGN. Isso permite-nos defender as prioridades de Angola, enquanto mostramos ao mundo que estamos a implementar soluções reais no terreno.”
 

 

Por sua vez, a Directora de QSSA, Maria Luísa, destaca o progresso da petrolífera nacional que participa na 5ª edição do fórum: “Ao longo deste percurso observamos uma evolução bastante significativa tanto na nossa própria abordagem, a sustentabilidade, como no posicionamento de Angola no contexto da agenda climática internacional.”

 

Durante as apresentações no pavilhão de Angola, a Sonangol esteve envolvida de forma activa no diálogo com instituições multilaterais, reguladores e entidades do sector energético, contribuindo para discussões sobre financiamento climático, diversificação energética e mecanismos de cooperação para descarbonização da indústria petrolífera.
 

 

A presença da companhia na COP30 reafirma o seu compromisso com a sustentabilidade, em alinhamento com as metas nacionais e internacionais do combate às alterações climáticas.