Sonangol assume o compromisso de “Prevenir a poluição controlando os impactes ambientais resultantes das suas actividades e empregando os recursos naturais de forma eficiente.” Para atingir este objectivo são implementadas medidas para a redução da geração de resíduos, efluentes e emissões.

O que estamos a fazer

  • Visitas de inspecção ambiental às instalações da Sonangol
  • Campanhas de Sensibilização
  • Incentivo a recolha selectiva
  • Acções de formação
  • Divulgação de informação sobre datas ambientais
  • Concursos ambientaisLicenciamento ambiental das nossas actividades
  • Visitas de acompanhamento aos Projectos de Aquisição Sísmica da Sonangol EP
  • Visitas e reuniões de acompanhamento do desempenho ambiental das Operadoras

Casos de sucesso

As duas edições da Campanha de Limpeza à praia da Mabunda mobilizaram vários colegas, Operadoras de Blocos, Organizações Não-Governamentais e Publico em geral para a poluição do mar, um problema que afecta as espécies marinhas do litoral Angolano.

A instalação de Ecopontos em vários Edifícios da Sonangol e nas Creches, incentivam os colegas e até as nossas crianças sobre a importância da recolha selectiva de resíduos com vista á valorização.
A divulgação de informações ambientais no Outlook lembra os colaboradores da importância de deixarmos um ambiente melhor para nossos filhos.

No quadro da Campanha Mundial ‘Clean Up The World’, promovida anualmente pela Organização das Nações Unidas no mês de Setembro, a Direcção de Qualidade Segurança e Ambiente (DQSA) realizou uma EXPOSIÇÃO TEMÁTICA intitulada ‘Do Lixo ao Luxo’, que teve lugar no hall do 5º andar do Edifício Sede da Sonangol E.P.
O evento visou sensibilizar os trabalhadores da Sonangol sobre a problemática da gestão de resíduos, baseada no conceito da sua reutilização, reciclagem e reaproveitamento, e contará com a presença e colaboração da ambientalista angolana Eunice Melo.

A Sonangol, em parceria com a empresa Net Service, realizou uma Campanha de sensibilização e Recolha de Resíduos Eléctricos e Electrónicos na cidade de Luanda, com o apoio institucional do Ministério do Ambiente, cujo objectivo foi incentivar o descarte desses materiais de forma responsável.

Um grupo de pouco mais de 40 (quarenta) mulheres da Sonangol E.P. e de algumas das suas subsidiárias, liderado pela Administradora Anabela Fonseca, realizou no dia 21 de Março de 2016 a plantação de árvores da espécie Moringa em várias Instalações da petrolífera nacional localizadas em Luanda. A actividade, designada “Uma Mulher, Uma Moringa” enquadrou-se no âmbito da celebração do Dia Mundial da Árvore e da Floresta.