ISPTEC Encerra Curso Global Classroom Ministrado Pelo MIT Com Apresentação de Projectos e Entrega de Certificados

O Instituto Superior Politécnico de Tecnologias e Ciências (ISPTEC) acolheu, no dia 16 de Janeiro de 2026, a Cerimónia de apresentação pública dos projectos iniciais desenvolvidos no âmbito do curso MIT África – Global Classroom e a respectiva entrega de certificados aos estudantes participantes.

A sessão teve início com a intervenção do Presidente do Conselho de Administração, Gaspar Martins, que em notas introdutórias destacou “a importância da formação avançada, da inovação e das cooperações estratégicas que Angola tem vindo a desenvolver com instituições internacionais no domínio da ciência, tecnologia e energias renováveis”.

Seguiu-se a apresentação pública dos projectos desenvolvidos pelos estudantes ao longo do curso Global Classroom, um programa intensivo de duas semanas, onde os participantes demonstraram competências técnicas, pensamento crítico e capacidade de trabalho colaborativo em contextos multiculturais, resultantes da interacção directa com docentes e estudantes do MIT.

Após a apresentação dos projectos, decorreu a entrega de certificados, assinalando a conclusão do curso e reconhecendo o desempenho dos participantes.

Ao proceder o encerramento da cerimónia, o Secretário de Estado para o Petróleo e Gás José Barroso destacou que “a cooperação entre o Ministério de Recursos Minerais, Petróleo e Gás, Sonangol e o MIT visa fortalecer a internacionalização do ISPTEC e colocar Angola em destaque no espaço global da ciência, do conhecimento e da inovação. Ressaltou ainda que “esta iniciativa marca o início de uma nova etapa na formação de quadros altamente qualificados para o sector energético e estratégico do país, sendo que os intercâmbios académico-científico representam os primeiros resultados concretos desta parceria”.

Global Classroom é um dos cursos integrados no programa MIT África, uma iniciativa do Massachusetts Institute of Technology (MIT) voltada para a promoção de experiências educativas internacionais. O programa proporciona a presença de docentes e estudantes do MIT em contextos locais, permitindo a aprendizagem e a colaboração com instituições africanas, em torno de temas actuais e relevantes para o desenvolvimento científico, tecnológico e académico.

A actividade contou, igualmente, com a presença da Administradora Executiva Olga Sabalo, o Presidente do ISPTEC, João Manuel, a representante do Massachusetts Institute of Technology (MIT), Danielle Wood, o Director Nacional de Formação e Conteúdo Local do MIREMPET, Domingos Francisco, o Coordenador Nacional para Programas Educacionais e Língua Inglesa da Embaixada dos Estados Unidos da América em Angola, Dionísio Dala, além de membros da Direcção do ISPTEC, docentes, estudantes e convidados institucionais.