
No seu discurso de abertura, o Ministro dos Recursos Minerais, Petróleo e Gás, Diamantino Azevedo, sublinhou que estas iniciativas, não são simples investimentos, mas sim a demonstração do compromisso das empresas com o desenvolvimento do país. “As acções de responsabilidade social promovidas pelas empresas do sector constituem uma expressão concreta de cidadania corporativa e de solidariedade nacional”, afirmou.Foram igualmente apresentados os projectos desenvolvidos pelos parceiros estratégicos, entre os quais a TotalEnergies, Exxonmobil, Azule Energy e Etu Energias, bem como pelas principais operadoras do ramo mineiro, como a Endiama, Catoca e SODIAM. Para o sector, estas iniciativas representam mais do que uma obrigação social; constituem uma missão corporativa de transformar a riqueza natural em benefícios reais para as populações, contribuindo para a diversificação económica e o progresso social de Angola.
Ao encerrar, o Secretário de Estado para os Recursos Minerais, Jânio Correa Victor, reafirmou o compromisso do sector em continuar a investir em acções que gerem valor social, “o Ministério dos Recursos Minerais, Petróleo e Gás continuará empenhado em coordenar políticas de reforço da responsabilidade social, incentivando as empresas a adoptar práticas cada vez mais sustentáveis e alinhadas com as prioridades nacionais”, disse.
Participaram da cerimónia, o Ministro do Ensino Superior, Ciência, Tecnologia e Inovação, Albano Ferreira, Deputados à Assembleia Nacional, o Vice-Governador de Luanda, Jorge Augusto, o Director-Geral do IRDP, Luís Fernandes, o PCA da Sonangol, Gaspar Martins, Directores Nacionais dentre outros convidados.


