A Sonangol encerrou, a 10 de Setembro, a sua participação na 4.ª edição da Feira de Comércio Intra-Africana (IATF, sigla inglesa), onde recebeu propostas de importantes operadores para estabelecer parcerias, assim como visitas de representantes institucionais nacionais e internacionais no certame que decorria desde o dia 4 deste mesmo mês.
Com um stand de 162 metros quadrados, a empresa, representada por colaboradores das Direcções de Comunicação, Marca e Responsabilidade Social e Finanças Corporativas, manteve encontros com empresas de vários ramos interessadas em estabelecer parcerias, particularmente, na aquisição e comercialização do petróleo bruto e produtos de Angola, na aviação e tecnologias de informação, as quais a equipa encaminhou para as áreas de especialidade.
Conta-se, entre as visitas internacionais, o representante do Afreximbank, director regional para a África Austral, Humphrey Nwugo, acompanhado pelo director para a Facilitação do Comércio e Promoção de Investimento, Hillary Kumwenda, que fizeram a entrega formal, à Sonangol, do certificado de participação.
Também foi recebido o embaixador de Angola na Argélia, Toko Diakenga Serão, e da secretária de Estado para o Comércio e Serviços, Augusta Fortes, que, em representação do Governo angolano, felicitou o stand da empresa e deixou uma mensagem de conforto à equipa, reiterando a importância de os angolanos consituírem-se como uma única família em eventos internacionais.
“Venho apresentar uma mensagem de conforto, em nome do Governo de Angola”, declarou a secretária de Estado, que se fazia acompanhar pela primeira-secretária da Embaixada de Angola na Argélia, Luciana Pacheco, o presidente do Conselho de Administração do Grupo Opaia, Agostinho Kapaia, o consultor sénior do Ministério dos Transportes e ex-Secretário de Estado para o Comércio, Amadeu Nunes, bem como por quadros do Ministério do Comércio. Estudantes, assim como pessoas singulares que assomavam o stand por mera curiosidade também foram acolhidos.
A IATF 2025 é uma plataforma estratégica projectada para estimular o comércio entre os países africanos, promover parcerias empresariais e atrair investimentos, contribuindo para o fortalecimento da integração económica do continente.
A cerimónia de encerramento no dia 10, foi marcada por momentos como discursos, manifestações culturais, entrega de prémios e uma conferência de imprensa, além da apresentação do relatório final da IATF2025, a fazer uma comparação com a IATF 2023, que teve lugar em Durban, África do Sul, revelando números que superaram as expectativas dos organizadores nos oito alvos-chave listados, designadamente, participação de Chefes de Estado, número de expositores, de pavilhões de países africanos, dias especiais, países participantes, negociações e investimentos, compradores, assim como a cifra total de visitantes e delegados presentes.
Ao discursar na abertura do certame, o Presidente argelino, Abdelmadjid Tebboune, afirmou que “África é o futuro” e que “não se pode dar ao luxo da fragmentação”. Segundo o Chefe Estado argelino, “para alcançar uma transformação sustentável, o continente deve acelerar a construção de redes de transporte, energia e digitais que conectem os países, criem rotas comerciais eficientes e promovam a inovação”.
As declarações do estadista foram proferidas num Centro de Conferências preenchido, incluindo representantes ao mais alto nível de vários países africanos, nomeadamente, Líbia, Tunísia, Namíbia, Moçambique, Chade, Mauritânia bem como o presidente do Conselho Consultivo da IATF e antigo Presidente Federal da Nigéria, Olusegun Obasanjo, que, no seu discurso, anunciou que a próxima IATF tem lugar em 2027, na cidade de Lagos, Nigéria. O presidente do Conselho de Administração do Afreximbank, Benedict Omarah, uma das entidades organizadoras do evento, estava entre os presentes.