Sonangol Apoia o Desenvolvimento na Feira dos Municípios do e Cidades

A cidade de Benguela acolheu, de 9 a 11 de Agosto, a 5ª edição da Feira dos Municípios e Cidades de Angola 2025, evento em que a Sonangol, integrada no stand do MIREMPET com as demais empresas do sector, apresentou um conjunto de soluções alinhadas à sua missão de contribuir para o progresso das comunidades, impactando de forma directa e positiva o quotidiano dos cidadãos.
 

A cerimónia oficial de abertura do certame foi liderada pelo Presidente da República, João Lourenço, assinalando o arranque de uma edição caracterizada pela presença das 21 províncias e 326 municípios, bem como por uma ampla adesão institucional e expressivo interesse dos cerca de 25 mil visitantes que passaram pelo recinto da exposição.
 

A representação da Sonangol foi liderada pela administradora executiva Kátia Epalanga, o que reforçou o alinhamento estratégico da empresa com o plano de desenvolvimento sustentável do país.
A participação da companhia foi assegurada pelos negócios de Distribuição e Comercialização, Gás e Energias Renováveis, assim como Refinação e Petroquímica, que operam do fornecimento de combustíveis e lubrificantes, à comercialização de gás para uso doméstico, demonstrando, na prática, o compromisso da empresa com a criação de condições que favorecem o crescimento local e a melhoria da qualidade de vida. Mereceu particular destaque a Refinaria do Lobito, um projecto essencial para o reforço da segurança energética e para a dinamização do tecido económico da região.
 

Durante a actividade, o secretário de Estado para o Petróleo, José Barroso, visitou o stand do sector, onde reafirmou a atenção estratégica dedicada às instituições sob tutela, sublinhando a necessidade de um esforço colectivo para a materialização de iniciativas que aproximem as empresas da realidade e necessidades dos municípios.
Luciano Canhanga, director do Gabinete de Tecnologia de Informação e Comunicação Institucional do MIREMPET, avaliou a participação de forma positiva, afirmando que “o nosso balanço é positivo, a medida em que nós conseguimos trazer a esta feira as nossas principais empresas públicas, nomeadamente, a SONANGOL, ENDIAMA e SODIAM, as nossas duas empresas reguladoras, ANPG e ANRM, bem como, as instituições tuteladas pelo nosso Ministério, IGEO, INP e IRDP”. “A Sonangol pode fazer o marketing dos seus produtos no caso da Distribuidora e da Unidade de Gás e Energias Renováveis, o que tem estado, até agora, a demonstrar um grande interesse dos visitantes “, concluiu.
A presença neste encontro multissectorial demonstra o engajamento da petrolífera com a descentralização do desenvolvimento e a disponibilização de instrumentos de resposta aos desafios concretos da população angolana.