Sonajovem 5.0 | Incubadora em Funcionamento

A incubadora SPACIUM, concebida para acolher os empreendedores, foi oficialmente inaugurada, esta segunda-feira, 21 de Julho de 2025, no ISPTEC, marcando o início da fase de incubação das 150 ideias apuradas no âmbito do programa Sonajovem 5.0.

Ao discursar no acto de inauguração, o PCA Gaspar Martins sublinhou o compromisso da petrolífera com a juventude e com o futuro do país, afirmando que “hoje, celebramos a coragem de 150 jovens que ousaram sonhar, propor e acreditar que o futuro se constrói com trabalho, criatividade e resiliência”. Assinalou que, na Sonangol, “sempre acreditámos que os recursos mais valiosos não estão apenas no subsolo, estão, sobretudo, nas pessoas e hoje, ao olhar para vós, tenho a certeza de que temos diante de nós um dos maiores tesouros do nosso país”.

Encorajou os jovens a abraçarem esta oportunidade com responsabilidade e visão, referindo que “agora que recebem os talões de embarque para a  incubação, é a vossa vez de explorar e seguir viagem”. Realçou a importância de transformar Ideias em acção. “Não  percam tempo, usem bem as condições providenciadas. Trabalhem com rigor, com disciplina e com a humildade necessária para aprender e crescer”.

Por sua vez, o ministro dos Recursos Minerais, Petróleo e Gás, Diamantino Azevedo, destacou a importância do investimento na juventude e enalteceu a visão da Sonangol ao promover  a iniciativa. “Lançado no quadro das comemorações dos 50 anos da Sonangol, este programa representa mais do que uma homenagem ao passado, é, acima de tudo, um investimento directo estratégico e corajoso no futuro de Angola. Os números impressonam, temos representantes de todo o país. A Sonangol teve, mais uma vez, a sabedoria de olhar em frente e investir na juventude”, disse.

O SonaJovem 5.0 encerrou as inscrições com um total de 17.906 registos, um forte indicador do crescente interesse pelo empreendedorismo, ao longo do período, foram intensificadas estratégias de mobilização, incluindo 21 sessões presenciais em 19 províncias, que contaram com a presença total de 18.179 jovens. Das 17.906 inscrições, 14.506 foram completadas, o que representa 81% das candidaturas iniciadas. No fim do processo, 6.211 candidaturas foram submetidas, representando 35% do total de inscrições e 43% das candidaturas completas. Além da forte adesão nacional, 75 propostas foram submetidas por angolanos residentes no estrangeiro, abrangendo 21 países, sendo os sectores mais procurados pelos candidatos, Agricultura e Agroindústria (1.483), Telecomunicações e Tecnologia da Informação (1.070) e Educação, Pesquisa Científica e Inovação (778). Sectores estratégicos como Mineração, Petróleo & Gás (179) e Energias Renováveis (190), dados apresentados pelo Coordenador do projecto Edson Pongolola, Director de Planeamento e Controlo de Gestão.

O corte da fita inaugural da infra-estrutura SPACIUM foi liderado pelo ministro de tutela, acompanhado pelos secretários de Estado para o Ensino Secundário, Soraya Kalongela, e para as Telecomunicações, Ângelo Buta João, bem como pelo PCA Gaspar Martins, marcando, assim, a etapa em que os jovens empreendedores seleccionados a nível nacional iniciam uma jornada intensa de capacitação e desenvolvimento,  com o apoio de especialistas e mentores do sector.


Os convidados participaram numa visita guiada às instalações, que se apresenta como um ambiente moderno, funcional e tecnologicamente equipado para apoiar a transformação de ideias em negócios viáveis, com vista ao fortalecimento do ecossistema nacional de inovação. Durante o  acto, o ministro e o PCA interagiram activamente com os jovens e os seus projectos, demonstrando interesse com a colocação de perguntas e a partilha de impressões, um diálogo directo que trouxe entusiasmo aos participantes, valorizando o seu esforço e reforçando o papel de proximidade das lideranças com a nova geração.

Com este passo, o Sonajovem 5.0 reafirma-se como uma plataforma transformadora, que aposta no talento angolano para gerar soluções criativas, sustentáveis e alinhadas com os desafios actuais do país, mensagem reforçada pelo director do Gabinete de Quadros da Presidência da República, Edson Barreto, que felicitou a empresa pelo feito.

 “Com programas semelhantes a este, nós podemos vir a ter, futuramente, um verdadeiro ecossistema tecnológico de startups em Angola, liderado por jovens que conduzam o país para todas estas revoluções tecnológicas que têm vindo a acontecer globalmente,” declarou Edson Barreto.

Participaram no evento representantes dos Ministérios dos Recursos Minerais, Petróleo e Gás (MIREMPET), da Educação, das Telecomunicações, Tecnologia da Informação e Comunicação Social, membros do Conselho de Administração da Sonangol, das comissões executivas, directores corporativos e parceiros institucionais.