A consciencialização da comunidade a respeito dos perigos e riscos, assim como dos princípios inerentes às actividades industriais desenvolvidas pela Sonangol, é parte integrante das actividades da organização.

 
A Sonangol ao longo dos anos tem demonstrado um compromisso sem precedentes na obtenção de resultados significativos para a Segurança. O compromisso com a Segurança de nossos colaboradores é um dos valores da empresa. A Segurança deve ser uma cultura profundamente instituída em que cuidar de si e dos outros vem antes de tudo. Cada colaborador da Sonangol deve ser um líder no que diz respeito à Segurança.
 
qssa_comunity_page1.pngO que estamos a fazer
 

A implementação do Sistema de Gestão de Segurança apoiada no SIG QSSA alberga vários programas e incitativas, como o Programa de Cultura de QSSA, que teve lançamento em 2014 e que visa criar e manter uma cultura de Segurança apoiada no Elemento 5 do SIG QSSA (introduzir Link com o elemento 5 para consulta) cujo objectivo é de promover comportamentos e atitudes positivas dos colaboradores para o desempenho excelente de QSSA e incentivar os colaboradores a monitorizar comportamentos e atitudes que tenham implicação na Saúde e na Segurança para promover melhoria continua.

 

A implementação de um Programa de Prevenção de Acidentes de Trabalho que visa a identificação de perigos e avaliação de potenciais riscos nos nossos locais de trabalho é uma outra ferramenta que decidimos abraçar e que inclui a realização de campanhas de sensibilização a todos os níveis e meios da organização, a realização do DDS nas nossas instalações, partilhando as melhores práticas e lições aprendidas em toda a empresa, as inspecções periódicas ao Sistema de Gestão de Segurança e as operações, a gestão dos EPI’s, a gestão e manutenção dos planos de Emergências nas nossas instalações com a realização de simulacros periódicos (introduzir Link fotos do simulacro e de treinamentos das Estruturas de Resposta de Emergências), o acompanhamento do Desempenho de Segurança das Subsidiárias e das concessões, são algumas das iniciativas que levamos em curso.

 
 

Casos de Sucesso

 

O programa de reactivação das Brigadas de Emergência das instalações permitiu garantir que muitas das nossas instalações atingissem níveis significativos de prevenção e prontidão de respostas às emergências. A luz do decreto Executivo 195/11 - Regime Jurídico de Segurança contra Incêndios em Edifícios, regularmente as nossa instalações realizam simulacros que ajudam a testar os sistemas de segurança implementados, bem como treinar os colaboradores nos procedimentos de emergência.

As campanhas de sensibilização utilizadas nos diversos meios de comunicação da empresa têm elevado o nível de compreensão da cultura de Segurança a toda organização.

O dia de Segurança é uma ocasião em que a Sonangol tem realizado anualmente várias actividades que visam impulsionar a Segurança no trabalho e relembrar a necessidade de juntos contribuirmos para alcançar níveis significativos de uma cultura de segurança robusta, rumo às certificações internacionais. Aqui destaca-se nos últimos dois anos a realização de Workshops que juntam colaboradores da Sonangol, das empresas Operadoras de Petróleo em Angola, prestadores de serviço e instituições governamentais para reflexão em torno da prevenção de Acidentes de Trabalho.

As expectativas da gestão e o entendimento dos colaboradores são de termos os nossos locais de trabalho livres de qualquer incidente de trabalho.

 

 
qssa_security_page.png

Segurança

Segurança é nossa prioridade impulsionada pela nossa liderança e aplicado através de nosso SIG QSSA. Temos nos esforçado à criar e manter ambientes de trabalho seguros e saudáveis e aplicar práticas de operação e manutenção robustos em nossas instalações.

A gestão de Topo criou expectativas claras projectada para ajudar todos os líderes a se destacar como líderes de segurança e para incorporar uma forte cultura de segurança com todos os colaboradores .
 
 

A Regras Básicas de Segurança do nosso SIG QSSA é uma outra ferramenta que nos auxilia a gerir a Segurança. Todo colaborador é incentivado a sempre que vir algo que pareça inseguro, impeça-o ou chame a atenção de alguém que possa impedi-lo. Estas regras colocam em foco os aspectos de Segurança mais críticos para a Sonangol é devem no mínimo merecer a maior atenção de todos, a saber:

  • Disciplina Operacional
  • Permissão de Trabalho
  • Trabalhos em Espaço Confinado
  • Trabalhos em Altura
  • Manuseamento e Içamento de objectos e Cargas
  • Equipamentos de Protecção Individual
  • Trabalhos de Escavação
  • Segurança no Tráfego
  • Fumo Drogas e Álcool
  • Substancias Químicas e Perigosas
  • Gestão da Mudança
  • Consciencialização Ambiental