​​Sobre o Prémio Sonangol de Literatura

Com o objectivo de valorizar e reconhecer a criatividade dos escritores Angolanos, em estreita colaboração com a União de Escritores Angolanos (UEA), em 1987 a Sonangol criou o 'Grande Prémio Sonangol de Literatura'. O mesmo proporciona ao vencedor, para além de compensação financeira, visibilidade e promoção da obra e carreira do autor.

Inicialmente com atribuição anual, em 2006 o Prémio passou a ser atribuído de cinco em cinco anos e foi alargado a certos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (PALOP) - Cabo Verde e de São Tomé e Príncipe. Com o êxito alcançado nesses três países, em 2009 o concurso foi aberto a participação de escritores dos restantes membros dos PALOP - Guiné Bissau e Moçambique.

Com bastante prestígio entre a comunidades literárias Angolana e  internacional, a última edição do mesmo teve lugar em 2010 sendo que a próxima deverá ocorrer em 2015.


Baixe o Regulamento do Grande Prémio​ ( 1.5 MB)

 
​​premioLiteratura_pt.jpg

REGULAMENTO:
(Edição actualizada para o concurso de 2013)

 

CAPÍTULO I - Objecto

Artigo 1
O presente Regulamento visa estabelecer os termos e as condições que regerão as actividades relacionadas à realização do "Grande Prémio Sonangol de Literatura".

 

CAPÍTULO II - Âmbito de Aplicação
Artigo 2
O presente Regulamento é aplicável a todos os escritores consagrados dos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (PALOP).

 

CAPÍTULO III - Definição do Prémio
Artigo 3
O "Grande Prémio Sonangol de Literatura" é um prémio instituído pela Sociedade Nacional de Combustíveis de Angola - Empresa Pública, que se realiza de cinco (5) em cinco (5) anos, para distinguir qualitativamente obras literárias ou de investigação de escritores consagrados dos Países Africanos de Língua Ofi cial Portuguesa.

 

CAPÍTULO IV - Valor do Prémio e Forma de Pagamento
Artigo 4
1. O valor atribuído ao "Grande Prémio Sonangol de Literatura" é de USD 50.000,00 (cinquenta mil dólares americanos), acrescido da publicação de dois mil (2000) exemplares da obra vencedora do concurso.

 

2. O valor acima referido será entregue ao vencedor do concurso, em cheque, durante a respectiva cerimónia a realizar-se no dia 25 de Fevereiro de 2016, em local a indicar oportunamente.

 

CAPÍTULO V - Promoção do prémio
Artigo 5
O “Grande Prémio Sonangol de Literatura” é uma promoção da Sociedade Nacional de Combustíveis de Angola –Empresa Pública.

 

CAPÍTULO VI - Gestão do Prémio
Artigo 6
O “Grande Prémio Sonangol de Literatura” será gerido por uma comissão de gestão composta por cinco (5) membros, sendo três (3) nomeados pela Sonangol e dois (2) nomeados pela UEA.

 

CAPÍTULO VII - Obras em concurso
Artigo 7
1. As obras literárias em concurso terão que ser inéditas, dactilografadas a espaço duplo e formato A4 em sete (7) exemplares, obrigatoriamente assinadas com um pseudónimo literário e entregues num envelope fechado, contendo no seu interior a verdadeira identidade completa do autor (nome, local de nascimento, local de residência e nacionalidade).

 

2. As obras que não obedecerem aos requisitos estabelecidos no número anterior, serão desclassificadas e como consequência não farão parte do concurso.

 

3. As obras não premiadas não serão devolvidas aos seus autores.

 

CAPÍTULO VIII - Género Literário
Artigo 8
As obras literárias submetidas a concurso, compreenderão todos os géneros literários, sendo igualmente considerados todos os trabalhos científicos ou de ensaios.

 

CAPÍTULO IX - Periodicidade do Prémio e Prazo para Entrega das Obras
Artigo 9
O “Grande Prémio Sonangol de Literatura” realizarse-á de cinco (5) em cinco (5) anos e as obras em concurso deverão ser entregues impreterivelmente no período de 1 de Janeiro a 30 de Março de 2015, na União dos Escritores Angolanos, em Luanda, República de Angola.

 

CAPÍTULO X - Critérios de Avaliação das Obras em Concurso
Artigo 10
1. As obras submetidas a concurso serão avaliadas por um corpo de jurados, cujas deliberações não serão susceptíveis de recurso.

 

2. Serão avaliadas apenas as obras literárias em língua portuguesa, que se refiram aos factos acontecimentos ou personalidades, ocorridos ou relacionados com o território nacional dos concorrentes.

 

3. Para a avaliação das obras a concurso, são critérios a considerar, a qualidade, a oportunidade e o seu valor educativo e patriótico.

 

CAPÍTULO XI - Composição do Júri
Artigo 11
1. O Júri será composto por sete (7) membros, sendo um (1) nomeado pela UEA, um (1) nomeado pela Sonangol, um (1) nomeado pelo Ministério da Cultura, um (1) nomeado pela Associação dos Escritores de Cabo Verde, um (1) nomeado pela Associação dos Escritores da Guiné Bissau, um (1) nomeado pela União dos Escritores de Moçambique e um (1) nomeado pela União dos Escritores e Artistas de São Tomé e Príncipe.

 

2. Na primeira sessão de trabalhos, os membros do Júri escolherão entre si o Presidente do Júri.

 

3. Um colaborador da UEA, exercerá a função de Secretário do Júri.

 

CAPÍTULO XII - Funções do Júri
Artigo 12
1. Ao Júri compete apreciar as obras em concurso e atribuir o prémio de acordo com critérios valorativos e de equidade, e exercerá as suas funções por um período de um (1) ano contado a partir da data de nomeação, podendo ser reconduzido, em parte ou no todo, por deliberação da Comissão de Gestão do "Grande Prémio Sonangol de Literatura".

 

2. Estão expressamente proibidos de participar no concurso os membros do Júri, os membros da Comissão de Gestão e Presidentes das Associações dos Escritores e dos Países concorrentes e os membros do Secretariado Geral da UEA.

 

 

CAPÍTULO XIII - Bónus do Júri
Artigo 13
O bónus a ser concedido a cada membro do Júri será estabelecido pelo Conselho de Administração da Sonangol E.P., sob proposta do Júri, aprovada na sua primeira reunião.

 

CAPÍTULO IVX - Decisões do Júri
Artigo 14
1. Na votação para a selecção das obras concorrentes ao "Grande Prémio Sonangol de Literatura", em caso de empate, o Presidente do Júri terá o direito de veto.

 

2. Se as obras não tiverem qualidade, o Júri poderá decidir pela não atribuição do prémio, competindo-lhe igualmente a designação de eventuais menções honrosas.

 

CAPÍTULO XV - Obra Premiada
Artigo 15
O “Grande Prémio Sonangol de Literatura” será atribuído à melhor obra seleccionada pelo Júri, nos géneros de poesia, ficção, colectânea de contos, novela, romance ou literatura infanto-juvenil e ensaio.

 

CAPÍTULO XVI - Casos Omissos
Artigo 16
Todas as dúvidas e omissões resultantes da aplicação, interpretação e/ou consequências do presente Regulamento serão resolvidas pela Comissão de Gestão do “Grande Prémio Sonangol de Literatura”.

 

CAPÍTULO XVII - Entrada em Vigor
Artigo 17
O presente Regulamento entra em vigor na data da sua aprovação.

 


&&&&&&&&&&&&&&&&&&&