• Notícias


    DQSA realiza workshop sobre saúde segurança e futuro do trabalho

    28 de abril de 2019
    Autor:


    Em alusão ao dia Mundial de Saúde e Segurança no Trabalho, que se assinala a 28 de Abril, a Direcção de Qualidade, Segurança e Ambiente da Sonangol E.P., em parceria com a Associação das Companhias de Exploração e Produção de Angola – ACEPA, realizou esta sexta-feira, 26 de Abril, no Anfiteatro do Instituto Superior Politécnico de Tecnologias e Ciências (ISPTEC), o Workshop anual de Saúde e Segurança no Trabalho com o tema “Saúde, Segurança e o Futuro do Trabalho”.
     
    Sala cheia num fórum criado para abordar as melhores práticas, debatendo e reflectindo acerca das prioridades, dos desafios e das oportunidades que transformam o mundo do trabalho e o seu futuro.
     
    0.dqsa_workshop_adm.pngAo intervir durante a sessão de abertura do evento o Administrador Executivo da Sonangol E.P., Sebastião Gaspar Martins frisou que para se preparar um futuro com saúde e segurança no trabalho, é necessário compreender de que forma é que as novas tecnologias, as variações demográficas, a globalização e as alterações climáticas irão afectar o trabalho e a sociedade, de modo a que estes factores sejam utilizados como oportunidades de melhoria das condições de trabalho.

    Mas, apesar de todos os esforços já empreendidos, a saúde e a segurança no trabalho continuam a apresentar desafios globais.
     
    De acordo com a Organização Mundial do Trabalho (OIT), mais de 7.600 pessoas morrem todos os dias como resultado de lesões e doenças relacionadas com o trabalho, o que perfaz um total de mais de 2,7 milhões de mortes por ano. 
     
    Anualmente, ocorrem aproximadamente 320 milhões de acidentes de trabalho, muitos dos quais resultam em lesões que se tornam permanentes. 
     
    A DQSA, apresentou os programas existentes da Sonangol E.P., para assegurar a saúde e segurança no trabalho, e os oradores Ana Setas, Izequiel Costa e Stephen Willis da ACEPA, debruçaram-se sobre a exposição ocupacional e o gerenciamento da saúde dos trabalhadores. A segurança no trabalho e o futuro, foi também um dos temas abordados.
     
    0.dqsa_workshop_oradores.png
     
    Ainda no decorrer deste seminário os membros da SNL E.P., MAPTESS, ACEPA e Clínica Girassol, realizaram uma mesa redonda sobre saúde, segurança e futuro no trabalho, com a participação da plateia.
     
    À semelhança dos anos anteriores, fez-se o reconhecimento público dos colaboradores pelo seu empenho na promoção da Cultura de Segurança no Trabalho na Sonangol.
     
    Assim sendo, 14 colaboradores da Sonangol e 1 da ACEPA, receberam para além do diploma de mérito, um kit de botija  Minigás.
     
    A ESSO foi distinguida pelo melhor desempenho de QSSA de 2018.
     
    Estiveram presentes neste Workshop para além do Administrador supervisor de QSSA, Sebastião Martins, o Secretário de Estado dos Petróleos José Alexandre Barroso, o presidente da ACEPA e Director Geral da BP, Stephen Willis, membros das Comissões Executivas das subsidiárias e gestores corporativos.
    0.dqsa_workshop_base.png