• Notícias


    Sonangol E.P. e BP assinam acordos em Luanda e reforçam cooperação bilateral

    17 de dezembro de 2018
    Autor:


     

    ​A Sociedade Nacional de Combustíveis de Angola – SONANGOL E.P. e a British Petroleum (BP) assinaram, na manhã desta segunda-feira, dia 17 de Dezembro, na sede da petrolífera angolana, em Luanda, um acordo na perspectiva de se avançar para a decisão final de investimento no campo Platina, localizado em águas profundas do Bloco 18, em Angola, operado pela referida multinacional.

    Acordo_snl_bp_chamada_1stpx.jpg

    Refira-se que a primeira produção de petróleo no campo Platina está prevista para finais de 2021/início de 2022.

    As duas companhias assinaram também um outro acordo, este sujeito à aprovação do governo de Angola, para a extensão, até 2032, da licença de produção do projecto Grande Plutónio, igualmente no Bloco 18 que se prevê venha a ter 8% de participação da Sonangol.
     
    Foram ainda rubricados dois Memorandos de Entendimento, num dos quais a Sonangol E.P. e a BP concordaram em iniciar discussões para actividades adicionais de exploração nos Blocos 18 e 31, e para o estudo de opções no Bloco 18/15. O outro Memorando é relativo ao início de discussões sobre o financiamento e conclusão da construção do Terminal da Barra do Dande e respectiva instalação de armazenamento de combustíveis, localizados a aproximadamente 30 km a norte de Luanda.
     
    Foram signatários dos acordos, os Presidentes dos Conselhos de Administração da Sonangol E.P. e do Grupo BP, Carlos Saturnino e Bob Dudley, respectivamente.
     
    Na sua breve intervenção, Carlos Saturnino afirmou que a assinatura dos acordos demonstra o trabalho positivo que tem sido realizado pela Sonangol E.P. e pelo executivo angolano, visando a efectivação de mais investimentos para a indústria petrolífera nacional, além de que representa um passo importante para o aumento da capacidade de produção do Bloco 18.
     
    Acordo_snl_bp_chamada_snd.px.jpg
     
    Referiu também que a BP é um grande parceiro de Angola e que a Sonangol E.P. deseja continuar a trabalhar com a referida petrolífera por muitos mais anos.
     
    Por sua vez, Bob Dudley realçou que o acto hoje realizado constitui um marco nas relações entre as duas empresas, e  representa a abertura do caminho para novos investimentos da BP em Angola e, consequentemente, o impulso da produção petrolífera neste país africano.