• Notícias


    Sonangol patrocina nova escola primária no Panguila

    29 de janeiro de 2018
    Autor:


     

    ​Uma escola primária denominada São José Freidemetz, localizada na comuna do Panguila, na paróquia com o mesmo nome, foi hoje inaugurada, no dia 29 de janeiro, pelo Governador da província do Bengo, João Bernardo Miranda.

    Construída pela Sonangol, em parceria com a  associação do Bloco 15 constituída pelas empresas  petrolíferas, Esso Angola (operadora), BP Exploration (Angola), Eni Angola  Exploration  e Statoil Angola, a nova instituição escolar cuja construção ficou orçada em Usd 400 mil, é composta por 10 salas de aula, uma área administrativa, sala de reuniões, casas de banho, e tem capacidade para mil estudantes, provenientes de áreas de alto-risco em Luanda, realojados em habitações fornecidas pelo governo na área do Panguila.

    0_escola_panguila_a.jpg

    O Governador do Bengo, durante o seu discurso, agradeceu aos patrocinadores pela contribuição no projecto e disse que, “esta acção é um feito grandioso, digno de registo e estendo o meu apreço e generosidade a todos vocês que emprestaram o vosso esforço para que a construção desta escola fosse uma realidade”. Em nome do Governo, João Miranda, elogiou a parceria com a igreja Católica que, tem tem sido das mais relevantes em prol da pátria e do desenvolvimento social dos jovens.

    Mário Lourenço, responsável pela obra, afirmou que “esta instituição veio colmatar a grande necessidade de salas de aula que esta comunidade tem, para além de que, terá um impacto positivo não só na educação cívica, como também escolar dos nossos filhos”, concluiu.

    O evento inserido no âmbito da responsabilidade social da Sonangol representa mais um envolvimento da petrolífera nas causas sociais, numa altura em que um elevado número de crianças se encontra fora do sistema normal de ensino.

    Além do Governador provincial, presenciaram o acto de inauguração representantes do Ministério da Acção Social Família e Promoção da Mulher, o Director da Esso Angola, André Kostelnik entre outras figuras.

    Pela Sonangol estiveram presentes o Director da área de Responsabilidade Social Corporativa, Iuri Costa e a Presidente do Comité de concessões do Bloco 15, Joana Benge.

    0_escola_panguila_b.jpg