• Notícias


    COMUNICADO DE IMPRENSA: FPSO Armada Olombendo inicia produção de petróleo bruto no Bloco 15/06

    segunda-feira, 13 de Março de 2017
    Autor:


     
    O Presidente da Comissão Executiva da Sonangol E.P., Paulino Jerónimo, em representação da PCA da petrolífera nacional, Isabel dos Santos, participou a 12 de Março de 2017 na cerimónia de celebração do início de produção de petróleo bruto no Bloco 15/06 (campo Cabaça do Polo Este), pelo FPSO Armada Olombendo.
     
    Durante o seu discurso, Paulino Jerónimo felicitou o grupo empreiteiro do referido Bloco por mais um feito alcançado, e lançou um repto no sentido de o mesmo tornar o projecto o mais rentável possível na perspectiva do benefício dos respectivos operadores petrolíferos.
     
    Afirmou ainda que os incentivos fiscais só terão efeito se as empresas forem criativas num conceito de desenvolvimento de Blocos que permita a redução substancial de custos.
    Estiveram presentes ao evento, o ministro dos Petróleos, José Maria Botelho de Vasconcelos, o embaixador italiano em Angola, Alfredo Bastianelli, o administrador da Sonangol E.P. Jorge de Abreu e o CEO da ENI, Cláudio Descalzi. Participaram igualmente da cerimónia, os vogais da Sonangol Pesquisa & Produção Bernardo Domingos e Carlos Cardoso e a Presidente da Comissão de Operações do Bloco 15/06, Odette Graças de Deus
    O Bloco 15/06 está localizado no offshore de Angola, a cerca de 350 km a Noroeste de Luanda e a 130 km a Oeste do Soyo. Foi adquirido pela ENI Angola durante a fase de licitação de 2006, sendo que a petrolífera italiana tem como parceiros a Sonangol Pesquisa & Produção e a SSI Fifteen Limited.

     

    Refira-se que o FPSO Armada Olombendo tem a capacidade de produzir diariamente cerca de 80.000 barris de petróleo e 120.000.000 de pés cúbicos de gás. A sua capacidade de armazenagem é de 1.700.000 barris de petróleo bruto.
     

    olombendo_large.jpg