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    COMUNICADO DE IMPRENSA: 10 Principais Iniciativas dos 5 meses do Conselho de Administração da Sonangol E.P.

    9 de novembro de 2016
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    O novo Conselho de Administração da Sonangol E.P. abraçou este desafio de transformação com entusiasmo e com o compromisso de melhorar a eficiência, aumentar a rentabilidade, a transparência da gestão e preparar a empresa para o novo modelo do sector petrolífero Angolano. O foco está absolutamente centrado em:

    • Diminuir os custos de produção e optimizar os recursos, visando a competitividade internacional do sector petrolífero Angolano;

    • Aumentar a rentabilidade da empresa e os dividendos para o acionista Estado;

    • Assegurar a transparência na gestão e a aplicação de standards internacionais de reporte e de governança;

    • Melhorar a relação com os fornecedores e com os restantes parceiros do sector, numa perspectiva de médio e longo-prazo;

    • Desenvolver as competências e os perfis das equipas da Sonangol em linha com os melhores Operadores;

    • Promover a responsabilidade com a comunidade reconhecendo o papel chave da Sonangol E.P. na sociedade Angolana.

    Nos primeiros 5 meses de mandato do Conselho de Administração foram alcançadas importantes conquistas, assentes em quatro pilares fundamentais: Rigor, Rentabilidade, Transparência e Excelência. 

    De entre estas conquistas destacam-se 10 iniciativas chave que respondem a objectivos concretos: a) tornar a Sonangol mais eficiente e eficaz; b) implementar boas práticas de gestão e governance; c) criar uma linha aberta de comunicação com os principais stakeholders (investidores e parceiros); d) reforçar a parceria institucional com o Executivo. 

    Assim, foram aprovadas medidas para tornar a Sonangol uma empresa mais eficiente e eficaz, diminuindo custos, racionalizando recursos e optimizando processos, através:

    1.De medidas de contenção de custos e de aumento de eficiência para aumentar rentabilidade no negócio de Petróleo e Gás, como sejam:

    • Cancelamento de contratos de shipping não prioritários para a operação;

    • Optimização do número de navios rebocadores e de cabotagem;

    • Início da distribuição de produtos derivados do petróleo por transporte ferroviário, entre Lobito e Luena.

    2.De medidas de contenção de custos e de aumento de eficiência nas áreas centrais da Sonangol E.P. e nos serviços de apoio:

    • Negociação ou cancelamento de contratos a nível central e nas subsidiárias;

    • Revisão de modelos de operação;

    • Racionalização de diversos gastos e consumos considerados supérfluos.

    3.Da reavaliação de investimentos com foco na sustentabilidade e na criação de valor para a economia Angolana:

    • Reavaliação dos investimentos na refinaria do Lobito e no terminal oceânico do Dande, para assegurar a viabilidade a longo prazo dos investimentos;

    • Continuação do forte esforço de investimento na Exploração, Desenvolvimento e Produção da Sonangol P&P e parceiros operadores em Angola.

    4.Da revisão de processos críticos da Sonangol, como a definição do plano de negócios e o processo de orçamentação; processo de compras e contratação de serviços, observando a nova lei da contratação pública e as melhores práticas;

    5.Do reforço das competências, com a identificação de áreas da empresa para reforço de competências e arranque de esforço de recrutamento interno e externo para colmatar as lacunas identificadas.

    As medidas aprovadas durante os primeiros 5 meses de mandato do Conselho de Administração permitem poupanças recorrentes superiores a 240 milhões de dólares por ano. Estas medidas são críticas e o Conselho de Administração está a trabalhar com todos os colaboradores na identificação e na execução de novas acções de optimização.

    Complementarmente, o Conselho de Administração estabeleceu uma nova prática de gestão que valoriza uma comunicação aberta, envolve a organização na tomada de decisão e fomenta a participação dos colaboradores na transformação da Sonangol. Destacam-se:

    6. A criação de 10 comités de gestão por área de acção, envolvendo Administradores e Directores para conjuntamente definir, avaliar e acompanhar a implementação de iniciativas que contribuam para o aumento da rentabilidade, da produção e da segurança da empresa;

    7. A realização de cerca de 40 encontros entre Administração e Colaboradores, envolvendo mais de 6000 colaboradores, não só para esclarecer dúvidas quanto às acções em curso e apresentar o novo modelo do sector petrolífero, mas também para ouvir sugestões.

    Estas iniciativas obtiveram forte receptividade junto dos colaboradores, o que demonstra o empenho e alinhamento da equipa Sonangol em contribuir para o esforço de mudança.

    Em paralelo, e para reforçar a confiança e o clima de cooperação com os seus parceiros, a Sonangol estabeleceu uma prática de transparência e diálogo através de encontros frequentes e abertos. Estes encontros visam explicar as principais mudanças no sector e apresentar as iniciativas em curso para melhoria da eficiência da empresa, com enfoque para:

    8. Encontros com investidores para reforçar a forte base de confiança que assegura as fontes de financiamento para os investimentos prioritários que se pretendem realizar nos próximos anos;

    9. Encontros com operadores e prestadores de serviço do sector para melhorar o clima e métodos de trabalho.

    Finalmente, é uma prioridade chave do Conselho de Administração da Sonangol E.P. reforçar a parceria institucional com o Executivo, assegurando o completo alinhamento nas decisões críticas para Angola. A este nível garantiu-se:

    10. A comunicação frequente dos resultados económico-financeiros e a coordenação institucional com o MINFIN, o MINPET e o BNA.

    A excelência é a nossa melhor defesa. A excelência é o nosso melhor ataque. Acreditamos que difundir esta cultura de excelência permitirá enfrentar com sucesso os grandes desafios que o novo contexto do sector petrolífero coloca à Sonangol e ao País.