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    COMUNICADO DE IMPRENSA: Sonangol oferece cartão de consumo para o Natal 2016

    quarta-feira, 23 de Novembro de 2016
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    O Conselho de Administração da Sonangol informa que neste período de Festas de Natal e fim do Ano, seguindo a sua tradição, a empresa continuará  a proporcionar aos seus colaboradores o cabaz de Natal, marcando assim este momento importante do ano.

    Como todos têm consciência, a conjuntura internacional e a prolongada baixa do preço de petróleo, conjugada com uma política inadequada de investimentos da Sonangol nos últimos anos, resultou numa reduzida disponibilidade financeira. O Grupo encontra-se hoje numa situação vulnerável e adversa, marcada  por grandes dificuldades  que obrigam todos na Sonangol a assumir desafios acrescidos.

    Apesar desta situação difícil, o Conselho de Administração decidiu, manter a oferta institucional do cabaz a todos trabalhadores activos e aos reformados da Sonangol.

    Considerando  a realidade actual do país, o formato de entrega do habitual cabaz de Natal,  foi inovado, com o  objectivo de proporcionar  uma oferta mais alargada de bens, uma  maior comodidade na sua aquisição e, muito importante, a liberdade de escolha dos produtos, por parte de cada pessoa.

    Será assim oferecido um cartão de consumo a cada colaborador, que poderá ser utilizado em espaços comerciais pré-selecionados em todo país.

    A decisão de substituir o cabaz físico pelo cartão de consumo, permitiu gerar poupanças e mais valias significativas, já que elimina os custos associados ao transporte, à logística, ao armazenamento e ao processo de distribuição de cabazes, ao mesmo tempo que evita quebras e perdas de produtos, garantindo a integridade da chegada dos mesmos até ao consumidor final.

    Este cartão  de consumo permite  a cada pessoa escolher os artigos e compor o seu próprio cabaz, respondendo melhor às necessidades, desejos e expectativas dos colaboradores e das suas famílias.  De destacar que a  flexibilidade deste cartão de consumo, permite a aquisição de bens alimentares e não-alimentares, têxteis, mobiliário, electrodomésticos, brinquedos, aparelhos de electrónica, consultas de óptica e medicamentos. Esta proposta oferece, assim, um maior conjunto de bens e serviços, que também são essenciais, e vêm complementar as festividades nesta quadra.

    No processo de seleção dos fornecedores do cartão de consumo, foi realizado um concurso no mercado nacional, e foram convidadas várias empresas a participar. Apresentaram propostas as seguintes operadoras nacionais de superfícies comerciais: Kero, Nosso Super, Shoprite e Candando.

    As soluções mais competitivas, quer em termos de preços, quer em termos de oferta, qualidade, variedade e comodidade para o trabalhador foram apresentadas pelas empresas Kero e Candando. 

    De forma a concretizar a sua opção cada colaborador receberá uma mensagem individual, para proceder à sua escolha e validar a superfície comercial que lhe for mais conveniente -  Kero ou Candando -  indicando onde pretende utilizar o seu cartão de consumo. Com base nesta decisão será criado e activado o seu cartão.

    Os trabalhadores terão assim acesso a um cartão de consumo a utilizar  no supermercado Kero, ou no supermercado Candando. 

    O Kero conta com lojas espalhadas por quase todas as províncias do país e tem uma oferta alargada de produtos alimentares e não alimentares. 

    O cartão consumo do Candando poderá também ser utilizado na Wammo e na farmácia Cuida+. A Wammo vende electrodomésticos, produtos de electrónica e de alta tecnologia. A Cuida+ oferece serviços integrados de saúde, desde medicamentos, a análises de saúde de rotina ou tratamentos de estética.

    Manter esta oferta institucional, neste período de crise, em que a Sonangol atravessa grandes dificuldades financeiras, implicou um exercício  cuidado  que garantiu a racionalização de despesas e poupanças efectivas,  ao mesmo tempo que se preservaram os benefícios e o bem estar dos colaboradores. 

    De destacar que, com este exercício de gestão, foi possível obter uma redução significativa no valor anual a suportar pela Sonangol com as referidas ofertas. Este valor passou de 60 milhões de dólares por ano gastos em cabazes, para um valor equivalente em Kwanzas, de cerca de 6 milhões de dólares, pagos este ano.

    Esta poupança é o resultado de um conjunto de decisões alinhadas que passam pela introdução do cartão de consumo, mas também pela actualização do número pessoas beneficiadas e pela revisão  do valor do plafond atribuído a cada colaborador.

    Para garantir os benefícios dos trabalhadores, como foi atrás referido, a oferta institucional do cartão de consumo será distribuída apenas aos trabalhadores no activo e aos reformados, deixando de abranger outras instituições. 

    O Conselho de Administração, conduziu este processo, investido das melhores práticas e cumprindo os valores de Transparência, Rigor, Excelência e Rentabilidade, com os quais tem pautado a sua acção deste que assumiu funções.  

    Desejamos um feliz Natal e Boas festas a todos os colaboradores e às suas famílias!

    Muita saúde, felicidades e Paz em 2017!