• Notícias


    COMUNICADO DE IMPRENSA: Sonangol esclarece pagamento de cash calls à Chevron

    14 de outubro de 2016
    Autor:


     O Conselho de Administração da Sonangol E.P. tomou conhecimento do teor de uma notícia, posta a circular num website em Angola, referente a uma dívida à Chevron resultante do não pagamento dos Pedidos de Fundos (Cash Calls) do Bloco 0, no qual a petrolífera nacional tem o estatuto de Associada.

    A Sonangol E.P. esclarece que, a relação contratual entre as empresas associadas do Bloco 0 prevê o tratamento das questões de pagamentos de cada associada. 

    A situação difícil da indústria petrolífera, marcada pela queda do preço do petróleo, implica tempos mais longos de análise e validação de despesas e facturas relativas a custos e investimentos.

    Os acordos de pagamento são alcançados após um procedimento normal de notificação e diálogo entre a operadora e a associada, não constituindo qualquer risco à relação entre as partes envolvidas no contrato de partilha de produção do Bloco 0.  

    A Sonangol E.P. informa que já se encontra em fase de análise e processamento o valor de cerca de 300 milhões de dólares americanos referentes ao pagamento de Cash Calls dos meses de Julho, Agosto, Setembro e Outubro de 2016.

    Adicionalmente, e conforme previsto na relação contratual entre associadas, existe um acordo para o pagamento dos Cash Calls em dívida, estando já em processo de liquidação cerca de 200 milhões de dólares americanos, com um plano de pagamento do remanescente.

    No âmbito do cumprimento contratual normal, existem acertos de contas regulares entre associadas, e esta é a prática frequente entre as parceiras e a Sonangol E.P.

    Esta situação perfeitamente normal na indústria petrolífera angolana, não é única nem isolada, tendo se registado já no passado e merecido tratamento semelhante. 

    Face ao clima aberto de diálogo, nunca esteve em causa a perda das receitas líquidas da produção petrolífera.

    A notícia veiculada pelo referido website político teve como intuito desinformar o público em geral e lançar o pânico, uma vez mais demostrando a falta de profissionalismo e má-fé do autor. 

    A Sonangol tem como princípio fundamental honrar os seus compromissos e trabalhar lado-a-lado com os seus parceiros do sector.

    O Conselho de Administração da Sonangol E.P. reforça o seu compromisso de comunicação transparente e de gestão rigorosa e de excelência, continuando a desenvolver iniciativas para o aumento da eficiência e competitividade da empresa.