• Notícias


    COMUNICADO DE IMPRENSA: SonaGás continua a realizar operações de transporte ferroviário de LPG

    quarta-feira, 5 de Outubro de 2016
    Autor:


    carregamento_LPG_railway_bigger.jpg 
     
     A Sociedade Nacional de Combustíveis - Sonangol E.P. prevê realizar, este mês, Outubro de 2016, a terceira operação de transporte ferroviário de gás butano, no eixo Lobito/Luena, através do Caminho de Ferro de Benguela (CFB).

    O recurso ao caminho de ferro vai proporcionar a redução de custos e maior segurança e eficiência operacionais, assim como o aumento da oferta de gás à distintas regiões do país, inclusive às mais recônditas. Consequentemente, as respectivas comunidades deixarão de ter razões objectivas para o abate de árvores para o fabrico de lenha e de carvão vegetal, o que constituirá um grande contributo aos esforços que têm sido empreendidos visando a preservação do ambiente. Outrossim, o projecto permitirá à Sonangol potenciar, em parceria com as entidades do sector ferroviário do país, as infraestruturas afins. 

    Focada na excelência operacional, a nova Sonangol reafirma o propósito de continuar a levar avante o seu projecto em estrito cumprimento dos padrões internacionais e dos requisitos técnicos definidos pelo Decreto Executivo angolano nº 190/08 (Regulamento sobre o Transporte de Gases Combustíveis por via Ferroviária).

    Recorde-se que a Sonangol realizou o seu primeiro transporte de LPG por via férrea em Agosto de 2016, tendo os vagões cisternas partido da estação dos Caminhos de Ferro do Lobito com destino ao Luena, acção que decorreu sem qualquer anomalia, à semelhança do que aconteceu com a segunda operação, em Setembro, e que seguiu o mesmo percurso. 

    Tendo em conta as mais valias inerentes à implementação deste projecto, a Sonangol tem em perspectiva a expansão do transporte de LPG por via férrea, em outros dois eixos, nomeadamente Luanda/Malanje e Namibe/Menongue.