• Notícias


    Escritor moçambicano vence Grande Prémio Sonangol de Literatura

    31 de março de 2016
    Autor:


    ​O escritor moçambicano Suleiman Cassamo foi o vencedor do Grande Prémio Sonangol de Literatura 2016, com a obra “A carta da Mbonga”, cuja apresentação e correspondente premiação decorreram quarta-feira (30), em acto realizado na sede da União dos Escritores Angolanos (UEA), em Luanda.

    O prémio foi entregue à Suleiman Cassamo pelo Director de Comunicação e Imagem da Sonangol E.P., Mateus Cristóvão, na presença do Secretário Geral da UEA, Carmo Neto, escritores, deputados à Assembleia Nacional, membros do corpo diplomático acreditado em Angola e estudantes. 

    “A carta da Mbonga”, um romance com cento e dez páginas e catorze capítulos, superou as obras dos demais concorrentes dos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (PALOP) pela sua estética e subtileza. O livro de Suleiman Cassamo é uma estória de desesperos e incertezas vividos pelo personagem nas localidades de Marracuene, em Moçambique.

    Entretanto, a Menção Honrosa do Grande Prémio Sonangol de Literatura foi atribuída à obra “ A Dança da Chuva “, do escritor angolano Fragata de Morais.

    No decorrer da cerimónia, os vencedores expressaram a sua gratidão à petrolífera nacional pelo apoio e promoção da Literatura ao nível dos PALOP. O embaixador de Moçambique em Angola, Santos Álvaro, também manifestou o seu apreço à Sonangol pela realização do concurso e destacou a amizade entre escritores dos dois países acima referidos.