A Sonangol — Sociedade Nacional de Combustíveis de Angola, E.P. — é a concessionária exclusiva para a exploração de hidrocarbonetos líquidos e gasosos no subsolo e na plataforma continental de Angola e responsável pela exploração, produção, fabricação, transporte e comercialização de hidrocarbonetos em Angola. Operamos de maneira eficiente, segura, transparente e comprometida com a protecção ambiental, tendo por finalidade promover o desenvolvimento harmonioso do país e reforçando a utilização sustentável dos recursos nacionais de hidrocarbonetos.

Criada sob a forma de empresa pública em 1976, a partir do Decreto-lei nº 52/76, de 9 de Junho, que estabeleceu a Sociedade Nacional de Combustíveis de Angola (Sonangol) como uma empresa estatal vocacionada em exercer as actividades de prospecção, pesquisa, produção, transporte, refinaria, armazenagem, distribuição e transformação do petróleo e de outros hidrocarbonetos, seus derivados e resíduos e bem assim o equipamento que lhes respeita, indústrias petroquímicas e conexas e a sua comercialização. O referido decreto estabelece também, que a Sonangol tem por objecto gerir em seu nome os activos detidos pelo Estado Angolano, tendo por base as normas aplicadas às empresas comerciais. A Sonangol actua no mercado sob padrões de desempenho rígidos, de modo a assegurar total eficiência, competitividade e lucratividade, visando sempre agregar valor para o accionista.

Neste contexto, a Sonangol trabalha para se tornar uma referência no mercado internacional e, em particular, no mercado africano e cumprir a dupla tarefa de se realizar como empresa integrada e competitiva e actuar como força transformadora de Angola. Com esse objectivo, concretiza pressupostos fundamentais de uma empresa inserida na economia de mercado, orientada para o cliente e uma conduta estritamente ética, engajada nas comunidades em que actua de forma responsável em relação à saúde, à segurança e ao meio ambiente.

As nossas principais actividades abrangem a prospeção, pesquisa, desenvolvimento, produção, transporte, comercialização, refinação e transformação de hidrocarbonetos líquidos e gasosos, bem como o aprovisionamento, armazenagem e a distribuição dos seus derivados, incluindo actividades de petroquímica e podem ser desempenhadas de forma autónoma ou em associação com outras empresas — nacionais ou estrangeiras. Para além disso, a Sonangol assume, integralmente, o seu papel de empresa pública, cujas conquistas devem reverter directamente a favor do desenvolvimento sustentado do seu País.

​Os Objectivos Estratégicos definidos pela empresa para 2015-2017, resumem-se nos seguintes:  

  • A inversão da tendência de estagnação da produção de petróleo bruto
  • Desenvolvimento e monetização dos recursos de gás natural
  • Iniciar a construção da primeira fase da Refinaria do Lobito
  • Conclusão dos projectos estratégicos de suporte à integração da cadeia logística 
  • Conclusão da reestruturação das subsidiárias da Sonangol-E.P. e a respectiva definição e implementação de programas específicos
  • Cumprimento das obrigações contratuais, fiscais e tributárias e as boas práticas de Governação das Sociedades
  • Ajustar o emprego conforme os factores de eficiência dos negócios e a expansão empresarial de acordo com o desenvolvimento conjuntural e empresarial de longo prazo 
​​​​​​​​​