Estrutura

 
Offshore_workers2.jpgA Sonangol E.P. é uma empresa integrada de petróleo e gás, detendo a Função Concessionária Nacional e desenvolvendo negócios através de Empresas Subsidiárias.
 
A Administração das Empresas Subsidiárias é exercida através de Comissões Executivas, supervisionadas pelos Administradores Executivos da Sonangol E.P.
 
A Sonangol E.P. também exerce a coordenação metodológica das funções corporativas transversais.
 
 
Segmentos da Actividade 
 O negócio da Sonangol E.P. é desenvolvido por 18 Subsidiárias enquadradas em cinco segmentos de negócios:
 
Segmento de Exploração e Produção (Upstream)
Constituído pelo conjunto das empresas subsidiárias que têm como actividade principal a exploração, desenvolvimento e produção de hidrocarbonetos.
 
Segmento de Refinação e Transporte (Midstream)
Congrega as empresas de refinação e transporte marítimo de petróleo bruto e de produtos refinados.
 
Segmento de Logística e Distribuição (Downstream)
Integra as empresas subsidiárias da Sonangol E.P. que se dedicam ao aprovisionamento, armazenagem, distribuição e comercialização de produtos refinados de petróleo bruto e gás.
 
Segmento das Actividades Não Nucleares (Non Core)
Constituído pelo conjunto de empresas subsidiárias que têm como missão o desenvolvimento de actividades de suporte aos negócios nucleares da Sonangol E.P., assim como empresas que desenvolvem negócios de carácter social e desenvolvimento de capital humano.
 
Segmento Corporativo e Financeiro (Corporate & Finance)
Assegura o desenvolvimento da Função Concessionária, das funções corporativas, transversais, suporte e monitorização das empresas subsidiárias.
 
 
Gestão Corporativa 
Representa o Grupo executivo da SONANGOL E.P.
  1. Conselho de Administração - é o órgão a quem compete a gestão da Sonangol E.P., que toma as decisões em relação à expansão e investimentos a serem feitos pelo Grupo Sonangol, e que responde perante o Governo pela gestão da empresa.é o órgão consultivo do Conselho de Administração da SONANGOL E.P. investment to be made by Sonangol Group, and reporting to the Government for managing the company.

  2. O Conselho Fiscal - é o órgão de fiscalização da actividade e do funcionamento da SONANGOL E.P.

  3. O Conselho de Direcção - é o órgão consultivo do Conselho de Administração da SONANGOL E.P.