O nosso logótipo e marca
O logótipo da Sonangol é constituido por uma sigla e um símbolo gráfico. De fácil identificação e memorização, o logótipo da Sonangol em Angola é sinónimo de inovação e qualidade de serviço.

A sigla é o nome da Sonangol escrito na côr preto sólido (i.e. RGB: #000000) e num estilo de tipografia particular.

A marca quadrangular com as cores amarelo vermelha e preta é o símbolo gráfico por si só identifica a nossa empresa.

A criação do primeiro logótipo
Em 1976, quando foi criada a Sonangol U.E.E., Angola era um país recentemente independente. Assim sendo e para representar o espírito nacionalista foram escolhidas para o desenho do logótipo as cores da bandeira nacional: o vermelho, o preto e o amarelo.

A marca Sonangol formato horiontal.

A marca resultante da criação da identidade visual da Sonangol, foi uma combinação harmoniosa da cores com a integração do "S" que simboliza o nome Sonangol.

O nosso primeiro logótipo só existiu na versão vertical, conforme a imagem à esquerda.

Com um desenho simples e eficaz, a marca passou rapidamente a ser reconhecida como a "Sonangol".

Modernização do logótipo
Após 28 anos, em Outubro de 2004, o logótipo da Sonangol foi redesenhado para melhor reflectir o crescimento e a expansão da empresa. Com a diversificação das actividades e a criação das várias subsidiárias tornou-se imperativo estabelecer uma única marca (marca monolítica) que identifique o Grupo Sonangol como um conjunto de empresas integradas e com uma forte identidade visual.

Actualmente há duas versões do logótipo: horizontal e vertical. No primeiro caso a sigla Sonangol é colocada à direita do símbolo gráfico e no segundo abaixo do símbolo gráfico.

Regras para reprodução da nossa marca e da sigla
Esquema de Cores e tipografia
De modo a assegurar que a nossa marca e sigla terão sempre as cores, formato e tamanho correctos, colocamos a sua disposição os respectivos ficheiros para carregamento (i.e. download). Consulte a secção "Ficheiros para Carregamento" nesta página. Disponibilizamos igualmente as normas de utilização do logótipo.

Visibilidade do logótipo
Para que marca e o logótipo sejam claramente identificáveis deverá haver sempre uma margem de isolamento (i.e. espaço branco) à volta dos mesmos. Esta margem está calculada como tendo o tamanho de dez (10) pixels.

Dentro da margem de isolamento não deverão nunca ser colocados elementos gráficos ou tipográficos que não façam parte do logótipo da Sonangol.

Tanto a marca como a sigla da Sonangol, deverão ser impressos sobre fundo branco.

Se tiver que usar o nosso logótipo sobre um fundo escuro, por favor, aumente a área de isolamento ao redor da marca para que o nosso logótipo possa sobressair.

Evite o uso de fundos com padrões complexos e passíveis de serem confundidos com a da nossa marca.

​​​
 

Exemplos de uso incorrecto da sigla


A sigla Sonangol não pode ser reproduzida em outra cor que não o preto sólido.    
Não use nunca o formato itálico ou inclinado para a nossa sigla.
   
Não utilize outro tipo de tipografia que não o autorizado.    
Não escreva a nossa sigla em duas (2) linhas.    
Não faça nenhum tipo de abreviação da sigla.    
Não redefina o espaçamento entre as letras da sigla.    
Não utilize a sigla Sonangol no meio de texto. Neste caso escreva simplesmente a palavra "Sonangol" com fonte e tamanho comuns ao resto do contexto.    
​​