​MENSAGEM DO SR. PCA
 
Caros colegas,
 
A Sonangol é, nos últimos 40 anos, a maior empresa angolana de referência na gestão de uma das principais riquezas do País e de apostar, sobretudo, no profissionalismo dos seus colaboradores, tendo vindo a conquistar uma posição de liderança no mercado petrolífero.
 
Contudo, a estrutura da nossa empresa sofreu variadas alterações até ao seu desenho actual e hoje, possui uma estrutura sólida que consubstancia um verdadeiro Grupo Empresarial. No entanto, há necessidade de continuarmos a adequar as nossas acções ao actual contexto nacional e às boas práticas internacionais, razão pela qual, a 15 de Novembro de 2018 teve inicio o programa de reestruturação do Grupo Sonangol.
 
Tornamos a conduta ética um dos principais valores da nossa agenda, por uma simples razão: aderir aos padrões de compliance mais elevados possíveis para fazermos negócio e ganharmos a confiança de todas as partes interessadas. O apoio de todos é essencial para mantermos presentes os nossos ideais e a cultura de um serviço de excelência; é missão de cada um de nós contribuir para o desenvolvimento da Sonangol e de todas as Subsidiárias, sendo o capital humano o nosso activo mais importante.
 
Assim, apresentamos um novo Código de Conduta e Ética, que serve de orientação para todas as decisões que tomamos no dia-a-dia, de forma a garantir que continuamos a ser a empresa de eleição dos nossos clientes e parceiros.
 
Exorto a todos que debatamos sobre este documento de crucial importância, e ponhamos ao corrente os superiores ou a Direcção de Ética, caso identifiquemos nas nossas equipas algum comportamento inadequado, recordando que todo o processo é regido pelo sigilo.
A nossa cultura não se deve prender apenas com o que fazemos mas também com a forma como fazemos. Fazer o que está certo é uma responsabilidade de cada um de nós. ​
 
 
Politicas Corporativas
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O codigo de conduta Ética é a referência, formal e institucional para a conduta pessoal e profissional de todos os Colaboradores do Grupo Sonangol, independentemente do cargo ou funcão que ocupe, para tornar-se num padrão de relacionamento interno e para com os clientes, Colaboradores, sindicatos, parceiros, fornecedores, prestadores de serviços, concorrentes, sociedade, governo e as comunidades on de actua.

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POLÍTICA CORPORATIVA DE ANTI-CORRUPÇÃO E ANTI-SUBORNO
No Grupo Sonangol nenhum colaborador deve aceitar nem solicitar favores para benefício próprio, nomeadamente, descontos em compras pessoais, serviços gratuitos ou abaixo do preço, empréstimos de equipamento, instalações, automóveis, alojamento ou qualquer outra propriedade real ou pessoal, incluindo dinheiro, que não estariam disponíveis caso não exercesse a função que exerce.

 

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POLÍTICA CORPORATIVA DE ANTI-FRAUDE
No Grupo Sonangol nenhum colaborador deve aceitar nem solicitar favores para benefício próprio, nomeadamente, descontos em compras pessoais, serviços gratuitos ou abaixo do preço, empréstimos de equipamento, instalações, automóveis, alojamento ou qualquer outra propriedade real ou pessoal, incluindo dinheiro, que não estariam disponíveis caso não exercesse a função que exerce.

 

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POLÍTICA CORPORATIVA DE CONFORMIDADE
É política do Grupo Sonangol que todos os seus colaboradores cumpram integralmente a Lei e os normativos internos sempre que exerçam actividades do Grupo. Essa política é aplicável também aos prestadores de serviços nos respectivos contratos.No Grupo Sonangol nenhum colaborador deve aceitar nem solicitar favores para benefício próprio, nomeadamente, descontos em compras pessoais, serviços gratuitos ou abaixo do preço, empréstimos de equipamento, instalações, automóveis, alojamento ou qualquer outra propriedade real ou pessoal, incluindo dinheiro, que não estariam disponíveis caso não exercesse a função que exerce.

 

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POLÍTICA CORPORATIVA DE NÃO RETALIAÇÃO
A Sonangol garante a protecção da identidade do denunciante (se informada por ele) e não tolera qualquer tipo de retaliação (incluindo, qualquer tentativa de determinar quem ofereceu a informação anônima) contra aqueles que tenham feito reclamações ou informado preocupações de boa-fé.No Grupo Sonangol nenhum colaborador deve aceitar nem solicitar favores para benefício próprio, nomeadamente, descontos em compras pessoais, serviços gratuitos ou abaixo do preço, empréstimos de equipamento, instalações, automóveis, alojamento ou qualquer outra propriedade real ou pessoal, incluindo dinheiro, que não estariam disponíveis caso não exercesse a função que exerce.

 

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POLÍTICA CORPORATIVA DE CONFLITO DE INTERESSES
A Sonangol estabelece mecanismos para identificação e gestão de conflito de interesses aparentes ou potenciais entre colaboradores ou terceiros.No Grupo Sonangol nenhum colaborador deve aceitar nem solicitar favores para benefício próprio, nomeadamente, descontos em compras pessoais, serviços gratuitos ou abaixo do preço, empréstimos de equipamento, instalações, automóveis, alojamento ou qualquer outra propriedade real ou pessoal, incluindo dinheiro, que não estariam disponíveis caso não exercesse a função que exerce.

 

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POLÍTICA CORPORATIVA DE BRINDES, OFERTAS E HOSPITALIDADE
Todas as empresas do Grupo devem estar orientadas, no sentido de auxiliar a conduta dos seus colaboradores quanto ao receber ou oferecer brindes, ofertas, hospitalidade e outros benefícios, por forma a evitar situações que possam caracterizar corrupção. em compras pessoais, serviços gratuitos ou abaixo do preço, empréstimos de equipamento, instalações, automóveis, alojamento ou qualquer outra propriedade real ou pessoal, incluindo dinheiro, que não estariam disponíveis caso não exercesse a função que exerce.

 

Quaisquer dúvidas, ralatos e/ou denúncias devem ser encaminhados, por colaboradores ou terceiros, para o e-mail: apoioetica@sonangol.co.ao