• News


    COMUNICADO DE IMPRENSA

    4 de maio de 2019
    Author:


    ​A Sonangol E.P, vem a público informar, como é desejável numa empresa que se pugna pela total transparência e respeito pelos seus Clientes, que o mercado nacional tem estado a registar alguns constrangimentos no abastecimento de combustíveis.

    Esta situação decorre, fundamentalmente, dos seguintes factores:
     
    a) Dificuldades no acesso às divisas para a cobertura dos custos com a importação de produtos refinados. De referir que a Sonangol procede a importação de derivados mediante pagamento em divisas, para a venda ao mercado nacional em kwanzas.
     
    b) Elevada dívida dos principais clientes do segmento Industrial, que consomem aproximadamente 40% da totalidade do combustível, cuja falta de pagamento condiciona a disponibilidade de kwanzas para a aquisição de cambiais.
     
    c) Avarias sistemáticas nos navios de cabotagem, sendo que cada anormalidade no abastecimento em decorrência da referida causa implica um período de tempo para a reposição da rotina dos mercados.
     
    Associados a estes factores, concorrem, de igual modo, outros como o estado técnico das estradas nacionais que condicionam o abastecimento por esta via, única alternativa para algumas regiões do país, assim como as condições atmosféricas que em determinados períodos dificultam a atracação dos navios.
     
    Não obstante a esta situação, a Sonangol assegura ao público o seu total e permanente empenho para regularizar os mercados, tendo já efectuado o pagamento aos fornecedores de produtos importados, estando em processo de descarga quantidades suficientes para repor as condições de abastecimento.
     
    Adicionalmente, foram iniciados os procedimentos para o lançamento do concurso público internacional para renovação da frota de navios.
     
    Tendo consciência do transtorno causado, a Sonangol, pede ao público em geral que racionalize o uso dos combustíveis, reafirmando o compromisso do retorno à normalidade nos próximos dias.