• News


    Sonangol e ENI firmam acordo que poderá reduzir importação de refinados

    13 de junho de 2018
    Author:


    A Sonangol e ENI assinaram na quarta-feira, 13 de Junho de 2018, em Luanda, um acordo de assistência técnica e financeira para o sector da refinação, com o objectivo de optimizar a Refinaria de Luanda, através da instalação da unidade de Platforming, bem como a prestação de serviços de assistência técnica visando o melhoramento da fiabilidade do processo de produção, sua qualidade e o aumento da capacidade de produção de gasolina.
     
    0_acordos_topo.jpgCom o acordo assinado, a ENI prestará assistência à Sonangol em termos de planeamento, organização e gestão para algumas actividades profundas de manutenção da Refinaria de Luanda, assim como financiará a referida operação.
     
    O financiamento será feito em duas modalidades, sendo uma avaliada em 60  milhões de dólares que contemplará o planeamento e organização da paragem para a manutenção geral da Refinaria, assim como a elaboração e desenvolvimento de um modelo económico e operacional para a mesma, que, entre outros aspectos, abarcará a sua sustentabilidade e a formação de quadros para a área da refinação. A outra modalidade, com um montante de até 120 milhões de dólares, prevê a instalação de uma unidade nova que permitirá o aumento substancial da produção de gasolina.
    0_acordos_corpo_2.jpg

    O cumprimento dos aspectos consagrados no acordo celebrado, propiciará o aumento da produção de refinados, maior lucratividade e, sobretudo, beneficiará o País com a redução substancial da importação de alguns produtos, sobretudo a gasolina, além de melhorar a capacidade de processamento, e o aspecto físico da Refinaria de Luanda no seu todo.
     
    0_acordos_corpo_1.jpg
    De referir que o acordo, assinado pelo PCA da Sonangol, Carlos Saturnino e António Vella, Administrador Executivo para o upstream da ENI, ocorre na sequência do memorando de entendimento assinado em Novembro de 2017 que visava o estabelecimento de princípios em que a Sonangol e a ENI avaliariam conjuntamente novas oportunidades de investimento em sectores como a Refinação, Energia renovável, Exploração e Gás Natural.
     
    0_acordos_base.jpg

     

    TO READ THE PRESS RELEASE IN ENGLISH VERSIO, PLEASE, CLICK HERE