• News


    COMUNICADO DE IMPRENSA: Sonangol reata actividade no Iraque

    1 de fevereiro de 2018
    Author:


    ​A Sonangol, no âmbito dos esforços que levou a cabo nos últimos dois meses, no sentido de relançar a sua actividade petrolífera no Iraque, mais precisamente nos campos localizados em Najmah e Qayarah, a Sul da cidade de Mossul, reassumiu, os referidos campos que estavam em posse da Concessionária Nacional daquele país, a North Oil Company (“NOC”).

    As concessões petrolíferas naqueles campos foram obtidas pela Sonangol em 2010, através da sua subsidiária, Sonangol Pesquisa e Produção, que detém uma participação de 75% dos interesses participativos. Contudo, a petrolífera angolana foi forçada a suspender, de facto, as operações naquele país, em 2012, devido à deterioração das condições de segurança.
     
    Platform_iraq.jpg

    Com a posse efectiva dos campos, cujas reservas estimam-se em mais de mil milhões de baris de petróleo, a Sonangol retomou a sua actividade operacional nas referidas áreas contratuais, tendo sido, hoje, realizada a cerimônia de transferência das operações pelas autoridades iraquianas à Sonangol e parceiros.
     
    O reassumir das suas concessões, naquele país do médio-oriente, pela petrolífera angolana, a par do recente acordo com a Cobalt, em que por Quinhentos Milhões dirimiu um litígio de mais de Dois Mil Milhões de Dólares, representa um dos maiores êxitos do actual Conselho Administração, se tivermos em conta o potencial comercial dos referidos campos e a incerteza a que os mesmos estavam votados.