• News


    COMUNICADO DE IMPRENSA: Sonangol e Cobalt anunciam acordo

    21 de dezembro de 2017
    Author:


    0.Sonangol_Cobalt_a.jpg

    A Sonangol E.P. e a Cobalt International Energy Inc., anunciaram, terça-feira, 19 de Dezembro de 2017, a assinatura de um acordo com vista a resolução de todas as disputas entre as duas companhias e que permitirá, igualmente, a transferência para a Sonangol do interesse participativo da Cobalt nos Blocos 21/09 e 20/09 pelo valor de US$ 500.000.000,00 (Quinhentos Milhões de Dólares Americanos).
     
    A Sonangol pagará, até ao dia 23 de Fevereiro de 2018, um valor não reembolsável de U$ 150.000.000,00 (cento e cinquenta milhões de Dólares Americanos) e o último pagamento no montante de U$ 350.000.000,00 (trezentos e cinquenta milhões de Dólares Americanos) deverá ser efectuado até ao dia 1 de Julho de 2018.
     
    O PCA da Sonangol E.P., Carlos Saturnino, considera este acordo amigável como o primeiro passo para a resolução da disputa existente entre a Sonangol e a Cobalt, na sequência de um processo movido pela operadora americana nas instâncias arbitrais internacionais contra a petrolífera nacional, por conta de um dossier negociado e assinado em 2015 e não concluído.  Carlos Saturnino enfatiza também a importância do acordo para o País, considerando a contribuição do mesmo para a atracção de investimento estrangeiro, para a estabilidade da indústria e para a credibilidade. O passo seguinte será o relançamento dos grupos empreiteiros dos Blocos 20 e 21 que têm várias descobertas comerciais e poderão deste modo passar para a fase de desenvolvimento e produção.
     
    O PCA manifestou satisfação com o passo dado para que o a resolução da diferença que opõe as duas companhias conheça um desfecho com base no entendimento entre as partes, fora dos tribunais, dentro da cordialidade e cooperação que deve reinar na indústria petrolífera. O futuro da relação entre a Sonangol e Cobalt é, no dizer de Carlos Saturnino, bom e promissor.
     
    Tim Cutt, o PCA da Cobalt agradece o esforço que levou decisivamente à resolução com êxito das questões pendentes entre as duas companhias e acredita que a solução encontrada é a melhor para ambas partes.


    0.Sonangol_Cobalt_b.jpg