• News


    Novo Conselho de Administração apresentado aos gestores

    30 de novembro de 2017
    Author:


    O novo Conselho de Administração da Sonangol E.P., foi apresentado aos gestores da petrolífera nacional, na tarde desta quinta-feira, 16 de Novembro de 2017, em acto presidido pelo Ministro dos Recursos Minerais e Petróleos, Diamantino Azevedo, em representação do Executivo, e presenciado pelos Secretários de Estado para os Petróleos, Paulino Jerónimo, e para a Geologia e Minas, Jânio da Rosa Correia Victor.
     
    Ao evento, estiveram igualmente presentes, os Presidentes das Comissões Executivas das diferentes subsidiárias da Sonangol E.P., Vogais, Gerentes Únicos e Directores Corporativos.
     
    Ao tomar a palavra, a PCA cessante, Isabel dos Santos, agradeceu aos trabalhadores, passou em resumo os aspectos mais salientes do seu consulado e terminou desejando sucessos a nova equipa cuja actividade se inicia.
     
    Por seu turno, Diamantino Azevedo, enfatizou a criação, para breve, de um grupo de trabalho que deverá implementar o surgimento da Agência Nacional de Petróleos, por formas a que a Sonangol possa concentrar-se no seu objecto core, procurar, produzir, transformar e comercializar petróleo e outros produtos da cadeia. O Ministro apelou o Conselho de Administração “a prestar ainda mais atenção as pessoas”, enquanto pilares indispensáveis ao crescimento da organização.
     
    O novo Presidente do Conselho de Administração da Sonangol tomou a palavra a finalizar e referenciou a existência de todo um conjunto de pressupostos para que a relação entre o Ministério de tutela e a Sonangol seja o melhor possível. Carlos Saturnino deixou claro que a nova equipa da Sonangol abraça o desafio com o intuito de ultrapassar barreiras porque para a equipa “o impossível não existe”. 

    O PCA sublinhou igualmente a importância de algumas orientações “muito precisas” do Presidente da República, designadamente a necessidade de se “repensar o negócio do hidrocarboneto em Angola, o redesenhar do Grupo Sonangol e o redesenhar das peças mais importantes da indústria petrolífera em Angola”  aspectos suportados por um diploma legal já existente. Carlos Saturnino referenciou também o facto de a nova visão da Sonangol aconselhar à necessidade de se focar no Core Business à luz das mudanças de paradigma que se tem estado a registar no ambiente empresarial.
     
    Ao acto de apresentação seguiu-se a sessão de passagem de pastas entre o Conselho de Administração nomeado e o Conselho cessante.
     
    De recordar que, de acordo com o Decreto Presidencial divulgado quarta-feira, 15 de Novembro de 2017, o Presidente da República, João Lourenço, nomeou, Carlos Saturnino para Presidente do Conselho de Administração da Sonangol E.P., Sebastião Gaspar Martins, Baltazar Miguel, Carlos Pinto, Rosário Isaac, Alice Sopas e Luis Maria, para Administradores Executivos, André Lelo e José Gime para Administradores não Executivos.
     
    Ainda em Decreto, no mesmo dia, o Presidente da República exonerou o anterior Conselho de Administração.

    Novo_CA.jpg