• News


    Conheça a Vogal da Comissão Executiva da Sonagás

    7 de novembro de 2017
    Author:


    Vogal_SonaGas.jpgClarisse Figueira, nomeada Vogal da Comissão Executiva da Sonagás, é Licenciada em Economia, com especialização em Planificação, e do seu currículo académico fazem parte diversos cursos de pós-graduação em áreas de abastecimento, transporte e comercialização de petróleo e comercialização externa de petróleo e seus derivados.

    Desenvolveu a carreira profissional sempre no universo Sonangol, onde foi admitida em 1985 como Técnica da Direcção de Finanças da Sonangol E.P., passando, no ano seguinte, a responsável da área de Finanças para Estudos de Viabilidade de Contratos de Construção.
     
    Após ser designada Coordenadora de Auditoria, Negociação e Análise Financeira de Contratos para Projectos Sociais, em 1987, assume as funções de Coordenadora das Actividades Financeiras com o FMI, tarefa que desempenhou até 1995. Neste período de oito anos participou, igualmente, no processo de Reestruturação da Sonangol E.P e foi integrada na Comissão de Trabalhos de Projectos Sociais e na Comissão de Reestruturação dos Serviços Médicos.
     
    Em 2000 ficou afecta à Direcção de Comercialização Externa da Sonangol E.P., na qualidade de Técnica Especialista iniciando, quatro anos mais tarde, uma carreira internacional primeiro como Analista Contabilista, na SONUSA, e depois, já em 2005, como Analista de Finanças, na representação da Sonangol em Houston, Estados Unidos da América.
     
    2009 marca a sua mudança de continente assumindo o cargo de Directora de Finanças da Sonangol Asia Limited, em Singapura, empresa onde se manteve nos seis anos seguintes, já como Auditora Interna e, posteriormente, na função de “Leader Auditor”.
     
    Regressou a Luanda em 2015, para as funções de Vogal da Comissão Executiva da Sonagás, posição para a qual foi agora reconduzida por nomeação do Conselho de Administração.
     
    Clarisse Figueira é nativa em português e fluente em língua inglesa.