• News


    Dia Mundial da Lavagem das mãos

    13 de outubro de 2017
    Author:


    Dia_mundial_lav_maos.jpg
    A mensagem-chave que se transmite no Dia Mundial da Lavagem das Mãos, celebrado anualmente a 15 de Outubro, desde 2008, é motivar as pessoas a lavarem as mãos com sabão, com frequência, para prevenir doenças, sobretudo em crianças.

    Em Angola muitas famílias das zonas rurais e da periferia das cidades ainda usam fontes de água de alto risco, como rios, lagoas, lagos, tanques ou cacimbas e praticam a defecação a céu aberto, contribuindo para a propagação de doenças transmitidas pela água. Poucas famílias tratam a água e a lavagem das mãos não é frequente. Estima-se que apenas 25 por cento da população rural, e 36 por cento da população em geral, lave as mãos após a defecação ou antes das refeições.
     
    A grande maioria das doenças diarreicas – que estão na origem de cerca de 1/4 de todas as mortes de crianças em Angola – está associada à ingestão de água imprópria para consumo, ao saneamento inadequado ou a uma higiene insuficiente. As más condições de água e saneamento também contribuíram para repetidos surtos de cólera. Os indicadores clínicos da Organização Mundial de Saúde referem que lavar as mãos com água e sabão pode reduzir em 41% a morte de recém-nascidos.
     
    Estes dados indicam mais uma vez a grande importância que um simples gesto como lavar as mãos pode desempenhar na vida de cada um, e que deve ser praticado em todos os lugares: em casa, na escola ou no local de trabalho, antes de comer e depois de usar a casa de banho ou latrina.
     
    A lavagem das mãos é também uma das medidas mais importantes para impedir a propagação de doenças pelo que a higienização adequada das mãos pode impedir a transmissão de infecções virais, bacterianas e parasitárias para outras pessoas.
     
    Pense bem:
    • Quando tosse ou espirra, qual é a parte do corpo que você usa para proteger a boca?

    • Quando desce uma escada em um local público, o que você usa para se apoiar no corrimão?
     
    • E como segura em dinheiro?

    • Quando os transportes públicos estão lotados e você fica de pé, que parte do corpo usa para se apoiar e não cair?

    • E com que parte do corpo muda as fraldas do seu bebé?

    Por tudo isto, o simples hábito de lavar as mãos, e com frequência, pode salvar vidas, não só a sua, mas também a das pessoas com quem tem contacto mais próximo!

    Lavar_maos_Pictogramas.jpg