• News


    A força do Programa de Liderança PLUS

    sexta-feira, 6 de Outubro de 2017
    Author:


    Mauro_pizarro.jpgOs acontecimentos das últimas semanas “mexeram” com Mauro Pizarro, Assessor da Administração da Sonangol. Afinal, foi integrado no programa de Liderança PLUS, o processo pioneiro que vai formar e capacitar os futuros líderes das áreas chave da empresa. Mas o conteúdo do primeiro módulo e, sobretudo, a sessão de “Coaching”, transformaram o Mauro profissional e, em grande medida, o Mauro pessoal. É aquela sensação que nos faz sentir especiais e… únicos!

    “Senti-me único, de facto, pelo elevado nível de profissionalismo das sessões, com atenção ao mínimo detalhe, pelo minucioso nível de conhecimento que tinham sobre meu perfil, pela abertura de podermos falar sobre quem somos e o que queremos ser, onde estamos e para onde vamos. Fiquei a saber um pouco mais sobre como trilhar o caminho do sucesso e o facto de ter hoje uma imagem de mim próprio, completamente diferente da que existia há um ano, já constitui um sucesso pessoal. É isto que permitirá projectar-me no futuro” diz, sem disfarçar uma ponta de emoção.
     
    O impacto do programa foi, igualmente, forte em Hercinda Ferreira, outra das participantes:
    “As sessões de “Coaching” marcaram-me muito. A conexão com a formadora foi imediata, literalmente, e logo na primeira sessão desafiou-me a fazer uma autoscopia. Creio que não há forma melhor de desafiar as nossas certezas do que nos obrigarmos a fazer um exame interno à nossa personalidade”, confessa esta Directora da Bacia do Baixo Congo, da Sonangol, Pesquisa e Produção.
     
    Gerir as emoções é, aliás, uma componente importante do Programa de Liderança PLUS. É isso que possibilita a descoberta do potencial máximo de cada Colaborador fazendo com seja mais competente, mais influente, mais relevante junto dos seus pares e na estrutura global da empresa.
     
    Hercinda_Ferreira.jpgHercinda Ferreira reconhece que este programa molda os futuros líderes, com as suas características próprias, às necessidades de uma grande corporação.
    “Uma vertente muito forte do programa prende-se com o facto de não estarmos apenas a adquirir conhecimento, técnicas e ferramentas inovadoras de liderança através de sessões de formação em sala. O que acontece também é que ao beneficiarmos de sessões de “Coaching” o trabalho feito em sala é, quase que automaticamente, ajustado à natureza de cada individualidade que participa no programa”, destaca.
     
    O papel dos formadores e monitores do PLUS é essencial para o êxito do mesmo e todos percebem isso mesmo.
    “Foi notável e estimulante verificar o olhar dos formadores e a dimensão do quão especial e intensa esta jornada está a ser também para eles. O nosso sucesso é o sucesso deles e isso é muito reconfortante. Sabemos que eles estão ali, a puxar por nós…” sublinha Mauro Pizarro.
     
    Aos líderes da modernidade exige-se, especialmente, visão para analisar, e decidir, sobre o conjunto de responsabilidades que se colocam hoje às grandes empresas. O PLUS é uma forma de entender o alcance real, e global, do processo de Transformação que está em curso na Sonangol.
    “Este primeiro módulo ofereceu-nos uma visão holística do programa e permitiu vislumbrar qual o “road map” da transformação, que implica uma mudança concreta na cultura de liderança, e de mentalidade, em todo o Grupo Sonangol”, conclui Hercinda Ferreira.

     

    Uma ideia que é corroborada por Mauro Pizarro: “Sabemos que os desafios que temos pela frente ainda são muitos mas já temos, todos, a certeza que a Sonangol actual é muito diferente da que conhecíamos, há pouco mais de um ano. Hoje, a Sonangol começa a perceber, e a distinguir verdadeiramente, a personalidade de cada um dos seus Colaboradores!”