• News


    COMUNICADO DE IMPRENSA: Construção de refinaria na província de Cabinda processo de avaliação de candidaturas chega ao fim

    9 de novembro de 2018
    Author:


    ​No âmbito da implementação da estratégia de desenvolvimento da actividade de refinação de petróleo bruto no País, que define, para o efeito, três eixos geográficos - Cabinda, Luanda e Lobito - foi lançado, em 2017, um concurso internacional, cujo processo decorreu em duas Fases.

    Das sessenta e oito entidades que, inicialmente, manifestaram interesse em participar da construção de uma refinaria em Cabinda e de outra no Lobito, vinte e oito foram apuradas para a Fase Um, das quais sete foram seleccionadas na Fase Dois para concorrerem ao projecto de construção da refinaria em Cabinda, que deverá ter uma capacidade de processamento não superior a sessenta mil barris de petróleo bruto por dia.

    Nessa última Fase, as entidades seleccionadas foram sujeitas à avaliação da sua condição jurídico-legal, competências técnicas e financeiras, através de um processo de Diligência Prévia (Due Dilligence) levado a cabo por uma entidade independente e de reconhecida reputação internacional.

    Deste modo, o Conselho de Administração da Sonangol E.P. comunica que a avaliação, iniciada em Dezembro de 2017, das candidaturas que foram submetidas por diversas empresas e consórcios para a construção de uma refinaria na província de Cabinda, chegou ao fim.

    Por conseguinte, na sequência da referida avaliação, foi superiormente homologada a selecção e posterior adjudicação da construção da refinaria de Cabinda ao consórcio United Shine, em parceria com a Sonangol, cabendo à primeira 90% e à Sonangol Refinação – Sonaref S.A. 10% do respectivo capital social.

     

  • News


    Sonangol e ENI assinam contrato de partilha de produção

    8 de novembro de 2018
    Author:


    ​​A Sonangol E.P. e a ENI assinaram quarta-feira, dia 7 de Novembro de 2018, em Luanda, uma adenda ao contrato de partilha de produção do Bloco 15/06 operado pela referida companhia petrolífera italiana. 

    0-snl_eni_assinam_acordo_big.jpg

    A adenda ao contrato assinada sujeitou-se às aprovações requeridas pela legislação angolana, tendo sido autorizada também a extensão da área do Bloco 15/06, para a inclusão de três novos prospectos, nomeadamente o Reco Reco, o 31A e o 31B, com potencial para a exploração de poços de petróleo e de novas descobertas comerciais, podendo adicionar reservas ao referido Bloco e, consequentemente, proporcionar o aumento da produção de petróleo bruto do País, nos próximos anos. 

    Contrariamente ao noticiado, a produção em Angola, até 2022, está estimada em 1.490.000.00 (Um milhão quatrocentos e noventa mil) barris de petróleo/dia. 

    O Bloco 15/06, cujo grupo empreiteiro integra a ENI (operadora), a Sonangol Pesquisa e Produção e a SSI, está localizado a aproximadamente 350 km a noroeste de Luanda e 130 km a oeste do Soyo.

    0-snl_eni_assinam_acordo_big2.jpg


  • News


    Sonangol e Glencore assinam acordo de parceria

    1 de novembro de 2018
    Author:


    ​A Sonangol E.P. e a Glencore, empresa multinacional anglo-suíça especializada em trading, assinaram na quarta-feira (31 de Outubro), em Luanda, um acordo de parceria para o fornecimento, à petrolífera nacional, de gasóleo para viaturas e para a marinha (MGO).

    Foram signatários do acordo, o Presidente do Conselho de Administração da Sonangol E.P., Carlos Saturnino, e o CEO da Glencore para o Petróleo e Gás, Alex Beard.
     
    No final do acto de assinatura, que decorreu no edifício sede da empresa angolana, Carlos Saturnino afirmou que “este acordo traz vantagens para a petrolífera nacional, porque foram apresentadas propostas com valores financeiros mais baixos do que no passado”.
    Recordou que anteriormente também já havia sido feito um acordo vantajoso com a Total, mas desta feita para o fornecimento de gasolina. Garantiu que estes concursos vão se tornar regulares, pois, sublinhou, “têm dado bons resultados”.
     
    Por sua vez, Alex Beard lembrou que as duas empresas já realizaram negócios há vários anos, e que a Glencor sempre teve o desejo de voltar a cooperar com a Sonangol. Alex Beard regozijou-se com a assinatura do presente acordo e disse esperar que os negócios com a estatal angolana possam ser aumentados e melhorados nos próximos anos.
     
    acordo_topo.jpg

    Além do PCA da Sonangol E.P., participaram igualmente da cerimónia os Administradores da empresa, e membros das Comissões Executivas da Sonaci, Sonaref, Sonangol Limited e Sonasia.

  • News


    SONIP - Convocatória

    6 de agosto de 2018
    Author:


    A SONIP – Sonangol Imobiliária e Propriedades, Lda., por intermédio da sua Direcção de Contratação e Regularização Patrimonial, vem pelo presente solicitar a comparência de V/Excia. referenciado(a) na lista anexa no sentido de deslocarem-se ao Edifício Sede da empresa, sito na Rua Rainha Ginga n.º14 (Junto ao Edifício Sede dos Correios de Angola) no período correspondente entre 08h30  às 12h00, conforme indicação do calendário estabelecido, com o objectivo de tratar assuntos do seu interesse.

  • News


    COMUNICADO DE IMPRENSA: Sonangol assina memorando para SonAir

    2 de agosto de 2018
    Author:


    0.press_SonAir_big1.jpgA Sonangol E.P. e as companhias de aviação luxemburguesa Helicónia, e canadiana CHC, assinaram quarta-feira, dia 1 de Agosto de 2018, em Luanda, um memorando de entendimento cuja implementação deverá conformar o início do processo de regeneração da SonAir.

    O entendimento, rubricado por Carlos Saturnino, Presidente do Conselho de Administração da petrolífera nacional, e Daniel Sigaud, responsável pelo consórcio Helicónia e CHC, contempla actividades diversas, com prioridade para a busca de soluções urgentes para o atendimento aos operadores petrolíferos.
     

    O memorando compreende duas fases, devendo a primeira abarcar a avaliação interna completa da SonAir em termos de organização, processos e sistemas, enquanto a segunda poderá, após análise, ditar a formação de um consórcio entre aquelas empresas estrangeiras e a companhia de aviação da Sonangol, visando fundamentalmente o relançamento das suas actividades.

    A Helicónia e a CHC são companhias de aviação de asa rotativa, e operam em vários países do mundo, principalmente no suporte de operações de offshore.

    0.press_SonAir_big2.jpg


     

    TO READ THE ENGLISH VERSION OF THE PRESS RELEASE, PLEASE, CLICK HERE
  • News


    COMUNICADO DE IMPRENSA: Inicio de produção de petróleo do Projecto Kaombo – Bloco 32

    27 de julho de 2018
    Author:


    ​A Sociedade Nacional de Combustíveis de Angola - Sonangol E.P., a Total E&P Angola e suas associadas do Bloco 32, comunicam o início da produção no dia 27 de Julho de 2018, com o primeiro óleo (the first oil), na Unidade Flutuante de Produção, Armazenamento e Descarregamento de Crude (FPSO), designada Kaombo Norte, o maior projecto de águas profundas recentemente desenvolvido em Angola, localizado no Bloco 32, a 260 km da costa de Luanda. 

    Estima-se que a produção do FPSO Kaombo Norte atinja cerca de 115.000 barris de petróleo por dia, sendo que a segunda unidade do género, o Kaombo Sul, igualmente no Bloco 32, deverá entrar em produção em 2019, prevendo-se que a produção combinada das duas unidades atinja os 230.000 barris de petróleo por dia. 


    Os dois FPSO’s, cujo gás associado à produção de petróleo será exportado para a fábrica Angola LNG, serão conectados a 59 poços, através de uma das maiores redes de linhas submarinas do mundo, e irão desenvolver os recursos de 6 campos diferentes (Gengibre, Gindungo, Caril, Canela, Mostarda e Louro), dispersos numa área de 800km2, nas zonas Central e Sul do referido Bloco. 

    A Total E&P Angola é a operadora do Bloco 32 com uma participação de 30%, e tem como associadas a Sonangol P&P (30%), Sonangol Sinopec International 32 Limited (20%), Esso Exploração e Produção Angola (Overseas) Limited (15%) e a Galp Energia Overseas Block BV 32 (5%).

     

  • News


    COMUNICADO DE IMPRENSA: Esclarecimento Sonangol

    23 de julho de 2018
    Author:


    ​A Sociedade Nacional de Combustíveis de Angola, Sonangol E.P., informa que se encontra fortemente empenhada na consolidação das premissas que deverão sustentar todo o processo de regeneração pretendido para a petrolífera nacional. 

    Para o efeito, têm sido equacionadas uma série de medidas que, uma vez implementadas, deverão direccionar a Sonangol, essencialmente, para o seu core business, isto é, assegurando, fundamentalmente, que o seu foco seja a pesquisa, exploração e produção de hidrocarbonetos, bem como de outras actividades da cadeia de valor do petróleo e do gás, tais como a refinação, o transporte, a armazenagem e a distribuição e comercialização de derivados daqueles.
     
    No âmbito do referido objectivo, algumas das acções em curso passam pela venda, total ou parcial, de interesses participativos que a empresa detém em Blocos petrolíferos, assim como de outros activos, de modo a alavancar novas iniciativas, na busca de ganhos de eficiência e aumento da rentabilidade, sendo que, os referidos actos, em nada contrariam os propósitos já referidos, nem subvertem a visão e a missão da Sonangol que estão em linha como a sua natureza, enquanto empresa vocacionada à exploração e produção de petróleo e gás.
     
    São, desse modo, desprovidas de qualquer senso, não provenientes de órgãos oficiais da Sonangol, todas e quaisquer  informações contrárias ao acima exposto.
     
    A Sonangol assume-se como uma empresa, cada vez mais, virada para a pesquisa, exploração e produção de hidrocarbonetos.

  • News


    COMUNICADO DE IMPRENSA: Cessão de interesses participativos da Sonangol nos Blocos 20/11 E 21/09 - Prorrogação de Prazos

    20 de julho de 2018
    Author:


    ​A Sociedade Nacional de Combustíveis de Angola – Sonangol E.P., na qualidade de detentora de interesses participativos nos Blocos 20/11 e 21/09, vem por este meio informar que, no âmbito do processo de alienação parcial dos interesses participativos detidos nos aludidos blocos, e por solicitação de várias empresas interessadas, é prorrogado até ao dia 31 de Agosto do ano em curso, o período de realização dos Data Showrooms em Luanda.

    Blk_20_21.jpg

    Consequentemente, o prazo limite para entrega das propostas vinculativas de aquisição de interesse participativo, bem como da posição de Operador, foi prorrogado até ao dia 30 de Setembro de 2018.

    Assim sendo, as empresas que pretendam submeter propostas, deverão remeter à Sonangol E.P., até ao dia 31 de Julho de 2018, uma carta de manifestação de interesse. 

    A Sonangol E.P. reitera que todas as propostas deverão ser endereçadas ao Sr. Presidente do Conselho de Administração.

    Para mais informações, poderão contactar a Direcção de Exploração, pelo e-mail: alienacaoblocos@sonangol.co.ao ou pelos contactos de telefone 226642416 / 226642417.

     

  • News


    FILDA 2018 - Sonangol expõe produtos, serviços e projectos estruturantes

    13 de julho de 2018
    Author:


    0.snl_Filda_1st.jpg
    A Sonangol, que participa na 34ª edição da Feira Internacional de Luanda (FILDA), a decorrer desde terça-feira (10) na ZEE Luanda-Bengo, está representada no evento com algumas das suas subsidiárias congregadas num stand de aproximadamente 250 metros quadrados.


    No espaço reservado à petrolífera nacional, a Sonangol Distribuidora apresenta alguns dos seus serviços e produtos, com destaque para os da linha Ngol, enquanto a SonAir está a fazer a promoção de voos comerciais com aeronaves de asa fixa e rotativa, para empresas do sector petrolífero.

    O conjunto de empresas do Grupo na FILDA 2018 inclui também a Sonagás, a MSTelcom e a Clínica Girassol, cada uma delas fazendo jus aos seus objectos sociais, através da exposição dos respectivos produtos e serviços, principalmente. No stand da maior empresa de Angola estão ainda presentes a Sonaref, com informações pertinentes sobre o sector de refinação, e a Sonangol Holdings que nesta edição da Feira apostou na promoção do desenvolvimento de capacidades técnico-operacionais das suas participadas, incluindo a formação de Recursos Humanos e transferência de know-how.

    E porque a Sonangol tem dado um grande contributo ao relançamento da indústria nacional, as unidades fabris sob gestão da subsidiária SIIND, localizadas na ZEE Luanda-Bengo, não poderiam ficar de fora do certame. Por esse facto, quem visita o stand da Sonangol tem a oportunidade de ver os mais diversos produtos das referidas fábricas, entre os quais tintas plásticas, ferragens, material eléctrico e de canalização, mobiliário, e tantos outros.

    Em termos de representação, para dar ainda mais ênfase ao sector a que pertence, o dos Petróleos, estão expostos no stand da Sonangol maquetes de um posto de abastecimento de combustível, do gigantesco Terminal Oceânico da Barra do Dande, das refinarias de Luanda e do Lobito, do navio petroleiro Maiombe, bem como de bombas petrolíferas submarinas.

    0.Filda_BigPic.jpg
     

  • News


    COMUNICADO DE IMPRENSA: Abastecimento de combustíveis a Cabinda

    10 de julho de 2018
    Author:


    ​A Sonangol Logística vem a público comunicar que tem estado a experimentar sérias dificuldades na atracagem do navio de combustível na província de Cabinda.

    As turbulentas condições marítimas na costa da referida província, com forte agitação nas últimas duas semanas, impõem à Sonangol Logística um cenário que dificulta o aprovisionamento com a regularidade desejada, situação que resulta na redução da disponibilidade de combustível.

    Fuel_supply_Cabinda_big.jpg

    De referir que a província de Cabinda, atendendo a sua localização geográfica, é abastecida somente por via marítima. 

    Neste momento, um navio carregado de gasóleo e gasolina encontra-se ao largo, aguardando por melhorias nas condições marítimas para proceder à atracagem e ao respectivo abastecimento.

    A Sonangol Logística e as autoridades competentes tudo estão a fazer para mitigar os efeitos dessa adversidade, garantir a reposição da normalidade e a consequentemente eliminação dos focos de especulação, pelo que apelam à compreensão e à calma dos consumidores.

    A Sonangol garante haver disponibilidade de quantidades significativas de combustível para todo o mercado nacional.

  • News


    Clínica Girassol inaugura centro de saúde para cuidados primários à população

    9 de julho de 2018
    Author:


    girassol_inaug_topo.jpgNo âmbito do seu objecto social, a Clínica Girassol inaugurou na segunda-feira, 09 de Julho de 2018, junto às suas instalações, em Luanda, um centro médico diferenciado para prestação de serviços primários de saúde à população.

     

    Com a abertura desse novo centro, os cidadãos sem seguro de saúde e de diminuta capacidade financeira terão assim a oportunidade de beneficiar de serviços de saúde de qualidade a preços acessíveis, facto demonstrativo de que, apesar das dificuldades, a Sonangol continua a desenvolver acções de grande impacto social.


    girassol_inaug_corpo.jpg
     
    O Centro de Saúde Girassol (assim se designa) tem capacidade para atender cerca de quatrocentos pacientes/dia e dispõe de diversos serviços para o público alvo, nomeadamente ginecologia e obstetrícia, pediatria, medicina interna, bem como medicina dentária. Tem igualmente uma farmácia e meios complementares de diagnóstico, tais como laboratório de análises clínicas e serviços de imagiologia (raio x), mamografia, ortopantomografia e electrocardiograma.
    girassol_inaug_angelina.jpgO centro hoje inaugurado vai administrar ainda vacinas e realizar curativos pós-operatórios, pequenas cirurgias, colocação de gesso, sendo também de realçar a existência de salas de medicação e de observação para adultos e crianças.
     

    girassol_inaug_ambrosio.jpgO administrador da Sonangol E.P. Baltazar Miguel presidiu ao acto de abertura do referido centro de saúde, que contou também com a presença de membros da Comissão Executiva da Clínica Girassol, entre os quais o seu presidente, António Filipe Júnior, e os vogais Joelma Rocha e Vasco Silva. Assistiram igualmente à inauguração do centro, representantes do Ministério da Saúde e de associações de profissionais do sector, gestores e técnicos da Clínica Girassol e demais convidados.

    Em declarações à imprensa, no local, a responsável do centro, Angelina Mulumba, afirmou que a instituição tem como um dos seus focos o carácter preventivo, ou seja, a detecção de doenças de modo precoce, elemento de grande importância para o sucesso do respectivo tratamento, quando e se necessário.
     

    Por sua vez, Ambrósio Crispim, superintendente da Girassol, que de igual modo falou à imprensa, reafirmou que a extensão dos serviços de assistência médica e medicamentosa do centro visa sobretudo atender a população, praticando preços bastante razoáveis, fazendo jus a missão da Clínica Girassol de contribuir para o melhoramento do Sistema Nacional de Saúde.

     

     

     
     

  • News


    Academia Sonangol organiza conferência sobre Capital Humano

    5 de julho de 2018
    Author:


    A Academia Sonangol realizou na manhã de terça-feira, 3 de Julho, no auditório principal das suas instalações, em Talatona, uma conferência sob o lema “Os Desafios do Desenvolvimento do Capital Humano no Sector Petrolífero”.

    O evento, cuja abertura esteve a cargo do Presidente do Conselho de Administração da Sonangol, Carlos Saturnino,  visou promover a discussão do processo de formação e capacitação no sector e na Sonangol em particular.

    O PCA, que se fez acompanhar de membros do Conselho de Administração, enfatizou, no acto de abertura, a importância do capital humano, do fomento dos processos de aquisição contínua de conhecimento, e da colecta e retenção  da experiência e saber de importantes quadros que vão para a reforma. Ao referir-se à regeneração na petrolífera nacional, o Presidente acentuou a necessidade de se repensar o negócio do petróleo em Angola, para que este continue atractivo e competitivo. Focou ainda a necessidade de se redesenhar a formação de quadros que possam suprir as necessidades mais críticas da organização, assim como o alargamento dos horizontes da Academia ao sector petrólifero em geral “É necessário continuar a promover a sintonia entre a Academia Sonangol e a evolução dos negócios, no sentido de compreendermos para onde caminhamos e anteciparmos as necessidades do Grupo Sonangol”.

    0_Academia_Palestra_Capital_Humano_2nda_pic.jpg

    Foram palestrantes na conferência, o Director de Educação Corporativa da Academia Sonangol, Bruno Elias, a Directora de Recursos Humanos da Sonangol E.P., Maria do Rosário Viegas, e o Director Geral da BP Angola, Hélder Silva.

    Assistiram igualmente ao evento, membros das Comissões Executivas de distintas subsidiárias, Directores Corporativos, representantes das Direcções de Recursos Humanos do Grupo Sonangol, além de estudantes do ISPTEC, que no final uniram as vozes para cantar parabéns pelos 5 anos de constituição da Academia Sonangol.

    0_Academia_Palestra_Capital_Humano_3rd_pic.jpg


  • News


    Sonangol realiza doação à instituições carenciadas

    5 de julho de 2018
    Author:


    ​A Sonangol E.P., por meio da sua Direcção de Responsabilidade Social Corporativa (DRSC), no âmbito das suas acções sociais trimestrais, procedeu, no dia 30 de Junho, à doação de diversos materiais de abate à Instituições carenciadas e de carácter sócio -Religiosas.

     

    Foram beneficiadas com mesas de centro e de apoio, cubos rodados, cadeiras de escritório e colchões, a Paróquia Nossa Senhora de Lourdes, a Igreja Adventista do Sétimo dia, a Mocidade para atitude responsável, bem como a Igreja Evangélica Pentecostal Templo sede principal, Instituições que assistem diversas Comunidades carentes.

    0.Sonangol_Donation_big-1.jpg

    Entretanto, a referida acção filantrópica foi igualmente extensiva a Organização Bel-Sol, que se dedica ao apoio à portadores de deficiência, às individualidades Teresa José Morais e Ernesto Cazengo, ambos em situações de precaridade social, bem como a ONG Remar, Instituição com Centros Cristãos Gratuitos de Ajuda e Reabilitação de toxicodependentes.

     
    De salientar que, trimestralmente, a DRSC desdobra-se em acções filantrópicas na capital e em algumas províncias do país, com destaque para o Zaire em apoio aos lares femininos e masculinos, sendo que as referidas actividades contam com a participação activa dos colaboradores das distintas áreas da Sonangol que abraçaram o Programa de Cidadania e Voluntariado (PROVICO).
     
     

  • News


    FUNDO DE PENSÕES DA SONANGOL - Prestação da prova de vida e de frequência escolar, referente ao segundo semestre do ano de 2018

    4 de julho de 2018
    Author:


    ​O Conselho de Administração da Sonangol Vida, vem por este meio informar que os Reformados e Sobreviventes (órfãos e viúvas), beneficiários do Fundo de Pensões da Sonangol, devem prestar a Prova de Vida e de Frequência Escolar, referente ao segundo semestre do ano de 2018, conforme calendário:

     

    0.Tabela.Provincias_prova_de_vida.jpg
     
    Mais se informa, que os beneficiários que não prestarem a Prova de Vida no período estabelecido, os seus benefícios serão suspensos imediatamente.

     

  • News


    COMUNICADO DE IMPRENSA: Sonangol e Equinor assinam memorando de entendimento

    26 de junho de 2018
    Author:


    ​A Sonangol e a Operadora Petrolífera norueguesa Equinor (ex. Statoil), assinaram, na manhã desta terça-feira, 26 de Junho, no edifício sede da petrolífera nacional, um memorando de entendimento que instala o compromisso, entre as partes, de desenvolver uma maior cooperação nas áreas de gestão, logística, financeira, científica, pesquisa, desenvolvimento e operações no sector petrolífero.
     
    0.Website_Sonl_Equinor_big_pic_site.jpg

    O documento estabelece as linhas orientadoras, através das quais, a Sonangol e a Equinor, deverão reforçar a sua cooperação e definir as bases para potenciais futuros investimentos a serem efectuados pela Equinor, depois da sua decisão de continuar a investir em Angola, e, conjuntamente, considerar a abordagem sobre as oportunidades e desafios técnicos atinentes à exploração e desenvolvimento de petróleo.
     
    O acordo corporiza o papel da Sonangol, enquanto concessionária, e a sua aposta na promoção e atracção de novos investimentos para as concessões de hidrocarbonetos.  A definição dos pontos consagrados no memorando tem em consideração a reconhecida experiência técnica e científica, a elevada qualificação e experiência dos recursos humanos, bem como a capacidade sólida de gestão técnica, material e financeira da Equinor.
     
    O Memorando de entendimento foi assinado pelo Presidente do Conselho de Administração da Sonangol, Carlos Saturnino, e pelo Presidente e Chefe da Comissão Executiva da Equinor, Eldar Saetre, em acto presenciado por membros do Conselho de Administração da petrolífera nacional e quadros seniores de ambas empresas.